Campanha de combate à Aids pede prevenção neste Carnaval

Samba, suor e camisinha! Com essa combinação, seu carnaval será perfeito. Pelo menos é o que recomenda o Ministério da Saúde neste período da folia de Momo. A campanha “Eu me previno, eu me testo, eu brinco o Carnaval” terá como alvo a prevenção, principalmente, entre os jovens. Nos últimos anos, os casos de Aids aumentaram muito entre essa população. Diante deste panorama, o Governo Federal optou por uma campanha focada na prevenção, combinando camisinha, testagem e tratamento. Para tanto, vem usando uma linguagem, o #partiuteste.

 

cartaz_4E é nesta batida que o Centro de Referência DST/Aids de Cariacica irá realizar suas ações. Nesta sexta-feira (30), a equipe da Secretaria de Saúde estará na quadra da escola de samba Independente de Boa Vista para iniciar a campanha de carnaval do município. A agremiação estará realizando a escolha da Rainha Gay do Carnaval 2015, a partir das 22 horas. Segundo a referência técnica em DST/Aids, Gabriela Malacarne Andrade, serão distribuídos mais de 4.000 preservativos e panfletos informativos.

 

cartaz_1Além da escola de samba, a equipe do Centro de Referência DST/Aids também atuará nas folias de rua. Neste fim de semana, três blocos estarão espalhando alegria pelas vias de Cariacica. “Nesses locais há grande concentração de jovens, por isso, vamos estar nos blocos com maior concentração de pessoas”, explicou Gabriela. Ela destacou que o principal motivo do aumento do número de casos da doença entre jovens é o comportamento sexual. “Eles acham que ninguém mais morre de Aids hoje e que se pegar o vírus é só tomar o medicamento”, frisou.

 

cartaz_2É bom lembrar que a Aids é uma doença grave. E que o portador do vírus terá que tomar remédio pelo resto da vida. Sem contar que esses medicamentos provocam efeitos colaterais. A Aids não tem cura. O tratamento pode controlar a doença, mas o paciente vai ter problemas pelo resto da vida. Cariacica possui hoje 518 pessoas em tratamento, conforme dados do Centro de Referência DST/Aids.

 

Pesquisa

A maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST) e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados na quarta-feira (28), em Brasília, durante o lançamento da campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015. Realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.