Domingo foi de hip hop em Flexal II

O movimento hip hop agora tem um point definido em Cariacica: a Rua da Liberdade, em Flexal II. É que nela começou a funcionar o Centro Cultural Coletivo Aprender Cultura na tarde do último domingo (24). E, dentro do espírito do nome da via, crianças e adolescentes tiveram todo o espaço para expressar sua criatividade e gastar sua energia por meio de exibições de skate, música (rap, reggae, batalha de rimas), grafite, oficinas culturais e muita diversão. O coletivo tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).

Enquanto os skatistas iam e vinham na rua interditada para trânsito de veículos, o DJ Cleyton Perna comandava as picapes, instaladas na frente do coletivo. Delas saíam tanto sucessos do rap nacional quanto da black music. "Cristina", de Tim Maia, foi uma das que mais chamaram a atenção. Dentro da casa, a artista plástica Rosana Oliveira comandava umoa oficina de artesanato em latas. Ao ar livre, a turma do Coletivo R5 ensinava a garotada a customizar luvas de skate usando técnica de decalque e tinta spray.

IMG_7393 copy

Os estudantes Matheus Oliveira (esq.), Cadmo de Oliveira e Juan Pablo: alegria por terem um ponto de apoio para as manobras de skate



Os estudantes Cadmo de Oliveira, 16 anos, Juan Pablo, 14, e Matheus Oliveira, 20, entre uma manobra e outra no skate, comemoravam a abertura do centro. "O coletivo vai dar apoio para que a gente tenha um lugar tranquilo para andar de skate", informou Oliveira, morador de Flexal. Ele tem uma banda de white metal (rock metal gospel) com Pablo, que mora em Nova Canaã, mas que anda de skates naquelas quebradas. "Além do skate, o centro cultural vai ser um ponto para a gente divulgar o trabalho de nossa banda", lembrou o amigo. Já o mais velho do trio já é um frequentador assíduo de grupos de hip hop na Grande Vitória. Ele participa do projeto "Ollie para o Futuro", em Alto Boa Vista, bairro onde mora, e foi em Flexal dar um alô. "É importante para a cultura de rua ter um lugar para se reunir, uma referência. Cariacica tem carência de locais de lazer para os mais jovens. Iniciativas assim são boas porque mostra que o hip hop é algo que faz parte do nosso dia-a-dia", afirmou.

Inglês

 Além de oficinas de skate e grafite, o local também vai ter aulas de inglês. Tudo de forma gratuita, voltado para a juventude da região. O idealizador e organizador do coletivo, Miquéias Gonçalves Silva, 25, reforçou no momento histórico vivido pela comunidade. "É um marco para o hip hop no Espírito Santo e também para a comunidade de Flexal  e região porque aqui a juventude vai ter um lugar para se expressar. Ela quer lazer mas ela também quer dizer o que pensa e do que precisa", destacou.

A ideia de se criar um coletivo em Flexal começou a partir dos treinos de skate que Silva fazia na rua. Uma turma foi aparecendo, ele foi conseguindo apoio de material a quem queria desafiar a gravidade numa prancha sobre rodas e o que era puro lazer ampliou para um projeto de caráter social. Daí a inclusão de aulas de arte e língua inglesa. "Teremos mais estrutura para formar cidadãos", reforça.

Centro Cultural Coletivo “Aprender Cultura”
Onde: Rua da Liberdade, 813, Flexal II.


Informações: (27) 9 9617-6245 e (27) 9 9867-5240


Propostas para oficinas e exposições:

O Coletivo Aprender Cultura está aberto a receber novas propostas de artistas que queiram ministrar oficinas. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Confira nossa galeria de imagens sobre a inauguração do Coletivo Aprender Cultura: