Mais uma obra de arte entregue com recursos da Lei João Bananeira
Por Daniel Nogueira Vargas, postado em 17/06/2015
Fotos Divulgação
Na terça (23), às 16h, será entregue no Centro Cultural Frei Civitella di Trento mais uma obra de arte com recursos da Lei João Bananeira. Trata-se de uma escultura de 350 quilos, com 3,5m de altura por 1 metro de diâmetro. Ela foi produzida pelo artista plástico Zuílton Ferreira e demorou um ano e cinco meses para ser finalizada. A estrutura interna da escultura é de alumínio e fibra de vidro e possui revestimento em mosaico cerâmico. Ela retrata um ícone do município, o personagem João Bananeira, do congo de Roda D’água.
Na solenidade de entrega, haverá a apresentação das bandas de congo de Cariacica e uma visita às obras do Centro Cultural. A visita contará com as presenças do prefeito municipal, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, de membros do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), de outros agentes públicos municipais e estaduais, representantes da Câmara Municipal e jornalistas.
O Centro Cultural Frei Civitella di Trento, local que a escultura ficará exposta, é o primeiro equipamento público com elevador de Cariacica, que promete movimentar o cenário cultural da região. Ele fica situado na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, ao lado do supermercado Carone. O centro possui 23 anos, porém, esta será a primeira obra de manutenção e conservação do patrimônio. A reinauguração do Civitella di Trento está prevista para novembro de 2015.
Ele contará com ambiente climatizado e terá capacidade para mais de 170 espectadores, além de palcos e camarins mais amplos. Elevadores para portadores de necessidades especiais serão instalados tanto para o público, no lado de fora, quanto no palco, para os atores, garantindo a acessibilidade de todos. O espaço terá também uma sala de audiovisual.
O primeiro piso será o ambiente cênico e, o segundo andar, um local de formação nas áreas culturais e artísticas, tais como dança, música e expressão corporal. O segundo piso terá uma estrutura metálica com tratamento térmico, que possibilitará a prática da arte circense e musical.
O nome escolhido para o centro refere-se a Ubaldo Civitella di Trento, um frei italiano que desembarcou em Cariacica na década de 1840. Entre outras realizações, foi o responsável pelo início das obras da Igreja de São João Batista, em Cariacica Sede.
Leia também:
Festa de Cariacica: muitos motivos para comemorar a cidade
Cariacica comemora 125 anos com responsabilidade e olhar para o futuro
Mais três escolas entregues à população de Cariacica
Coca-Cola presta homenagem a Cariacica
Festa de São João Batista preserva tradição religiosa e cultural