Texto: Thaiz Blunck Foto: Claudio Postay

O Dia do Historiador, celebrado nesta terça-feira (19), é uma boa oportunidade para lembrar que conhecer o passado é essencial para entender o presente e transformar o futuro. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valdici Alves Baier, no bairro Prolar, essa transformação vem acontecendo de maneira diferente, muito além da sala de aula.
Um minuto é o tempo que os alunos do 9º ano precisam para contar, por meio de vídeos criativos, as curiosidades e fatos pouco conhecidos no projeto Minuto Histórico, criado pelo professor de História, Isaías Neves. Mais do que datas e nomes, ele ensina os jovens a pesquisar, se expressar e usar a tecnologia de forma consciente, fazendo da escola um espaço onde todos podem, literalmente, fazer história.

Segundo a diretora da escola, Flaviane Salles, a ideia surgiu dentro do macroprojeto de gestão, que é o Laços que Educam. A equipe percebeu que o 9º ano estava desanimado, considerando que é o último ano deles na escola. De forma dinâmica, o projeto envolveu a turma associando fatos da hitsória à práticas que envolviam a tecnologia.
“Com isso, nós utilizamos a tecnologia, que é algo que chama muito a atenção deles, e associamos à parte pedagógica, unindo os conteúdos de história para engajá-los, não só na disciplina, mas em todos os movimentos da escola”, disse. O Minuto Histórico funciona assim: o professor ou os estudantes escolhem um tema curioso ou um fato histórico pouco conhecido, pesquisam, criam um roteiro e se organizam para gravar o vídeo. Depois, o conteúdo vai para o Instagram da escola, para que os colegas e até mesmo os pais dos alunos possam assistir.

“No início, eu chamei alguns alunos que eu vi que tinham um certo desprendimento e fiz as primeiras gravações. Depois que eu publiquei, outros alunos vieram interessados querendo gravar também e, agora, fazemos um rodízio para que todos participem’, contou o professor Isaías Neves.
Entre os temas explorados está a origem da pipoca e do pão francês, o surgimento dos livros, a história do futebol e até o significado das cores da bandeira do Brasil, bem como cultura, identidade e conhecimento.

“O Minuto Histórico me trouxe um desenvolvimento muito bom na leitura, na socialização, ajuda também a quem não gosta de ter amigos, de se abrir, falar. Estou aprendendo bastante a ler e me soltando mais”, contou o aluno Ayron Muniz. O projeto também está recebendo apoio dos pais dos alunos. Segundo o professor, muitos estão procurando a escola para elogiar o trabalho que está sendo feito em sala de aula.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas