Texto: Thaiz Blunck         Foto: Thaiz Blunck

Dia de Combate ao Fumo: programa de apoio em Cariacica já transformou a vida de diversos moradores

O Programa de Apoio à Pessoa Tabagista (PAPT Cariacica) está disponível em dez Unidades Básicas de Saúde

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Dia de Combate ao Fumo: programa de apoio em Cariacica já transformou a vida de diversos moradores

Nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo,  data criada em 1986 para marcar a luta contra um dos maiores problemas de saúde pública do mundo: o tabagismo.

Em Cariacica, quem deseja largar o vício conta com o Programa de Apoio à Pessoa Tabagista (PAPT Cariacica), que já transformou a vida de centenas de moradores. O serviço está disponível em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS): Jardim Botânico, Jardim América, Oriente, São Geraldo, Santa Fé, Santa Bárbara, São Francisco, Novo Brasil, Campo Verde e Cariacica-Sede.

Na UBS de Novo Brasil, o primeiro grupo foi criado há quatro meses e já trouxe bons resultados: dos oito participantes, cinco pararam totalmente de fumar. Atualmente, uma nova turma, com 13 pessoas, segue no processo.

A supervisora da UBS, Grazzieli Calmon, destacou a mobilização da equipe para iniciar o programa no bairro, destacando também a procura e participação dos moradores.

 “A proposta em trazer o programa para cá surgiu a partir de uma conversa com a coordenadora Márcia. A médica Yanara Cuesta abraçou essa causa, tivemos uma procura e, desde então, já estamos na segunda turma. No primeiro grupo, cinco pessoas deixaram totalmente o cigarro, e, agora, seguimos firmes com novos participantes”, explicou ela.

A médica , que atua como clínico geral na UBS de Novo Brasil, destacou que existe todo um processo para ajudar os fumantes a abandonarem o vício. “Nós começamos o grupo de tabaco há quatro meses e, agora, em agosto, iniciamos um novo grupo com 13 participantes. Primeiro, fazemos a anamnese, depois realizamos quatro encontros, um por semana, e vamos acompanhando cada um para ajudá-los a iniciar uma rotina sem o cigarro”, destacou.

Histórias de quem abandonou o vício

Entre as histórias de superação, está a da moradora de Novo Horizonte, Adriana Aquino, que fumou durante 40 anos e está livre do vício há quatro meses. Ela fez questão de retornar aos encontros para compartilhar sua experiência e motivar os novos integrantes.

 “Entrei no grupo de tabagismo para parar e, graças a Deus, consegui. Estou há quatro meses sem fumar e tenho fé que não volto mais. Para quem fuma, eu digo: vale muito a pena parar", contou.

Quem também tem orgulho em falar que conseguiu abandonar o cigarro após mais de 30 anos é a Elenilda Rodrigues de Oliveira.  “Comecei com 12 anos e fumei por mais de 30 anos. Graças a Deus conheci esse grupo, que me deu força para continuar. Estamos há cerca de quatro meses sem fumar e, se Deus quiser, tabaco nunca mais”, afirmou.

Como funciona o tratamento

O atendimento é completo e gratuito pelo SUS. Para participar, o primeiro passo é procurar uma UBS e se informar sobre o calendário de inscrições. Se estiverem abertas, já é possível fazer a inscrição e agendar a avaliação. Se estiverem fechadas, basta retornar na data indicada pela equipe. As próximas UBS com inscrições abertas serão Oriente, no período de 16 de setembro a 1º de outubro, e, em Jardim Botânico, na primeira semana de outubro.

Na avaliação inicial, um profissional de saúde vai ouvir a história do paciente com o cigarro e explicar como funciona o processo. Diferente do que muitos pensam, não é só sobre medicamentos.

O principal recurso do programa é o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), onde os participantes trocam experiências, recebem acolhimento e aprendem estratégias para lidar com a vontade de fumar. Durante o primeiro mês, são quatro encontros semanais, com cerca de uma hora e meia de duração.

Quem participa com frequência é encaminhado para uma consulta médica. É o médico quem avalia se há necessidade de prescrever medicamentos de apoio, como os adesivos de nicotina. Mas é importante lembrar que parar de fumar envolve também aspectos emocionais e comportamentais, que são trabalhados nos grupos.

Além disso, cada paciente passa por avaliação odontológica e pode ser encaminhado para outros profissionais, como nutricionistas e especialistas, garantindo um cuidado mais amplo para a saúde.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape