Texto: Mariana Santos Foto: Thaynara Oliveira /PMC

Dando início a mais um importante encontro, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Manoel Paschoal de Oliveira realizaram, na manhã desta sexta-feira (29), uma apresentação especial na abertura da Formação Continuada sobre Relações Étnico-Raciais, na Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A formação, voltada para os técnicos da Educação, aborda temas como letramento racial, equidade e educação para relações étnico-raciais. “Essa formação é um marco importante, pois nos permite aprofundar a discussão sobre as relações étnico-raciais e como podemos promover a equidade em nossas escolas", destacou a secretária de Educação, Luzian Belisario.
Os estudantes apresentaram a coreografia “Dandara”, inspirada na canção “Canto das Três Raças”, eternizada na voz da cantora Clara Nunes. A música, que retrata dor, sofrimento, força e resistência, foi traduzida em movimentos que remeteram à capoeira, à caça e à luta, emocionando a todos os presentes.
O professor de história da escola, João Vitor Samora, explicou sobre a importância da apresentação. “A coreografia teve como objetivo explorar dois conceitos importantes: resistência e valorização da luta. Inspirados na história do Brasil Colônia e Império, trabalhamos com a música 'Canto das Três Raças', de Clara Nunes, que simboliza a miscigenação do nosso povo. Com corpos negros, pardos e traços dos povos originários, a coreografia celebra a resistência em quilombos, aldeias e na sociedade colonial, destacando o carisma e a cultura que persistem até hoje em nossa sociedade”, disse.

A apresentação foi um momento de arte, memória e valorização da história, reforçando a importância de tratar sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar.
"Foi uma experiência incrível, pois me permitiu expressar meus sentimentos e emoções através da música e da dança. Senti uma sensação de liberdade, como se pudesse ser eu mesma e me conectar com os outros. Gosto muito de participar de atividades de música na escola, é uma oportunidade de mostrar meu esforço e dedicação. A experiência de trabalhar em equipe foi incrível, senti como se todos fossem meus irmãos, trabalhando juntos”, falou Emanuela Neres, aluna do 7º ano da escola e que participou da apresentação.

Cada aluno contribuiu com uma parte da apresentação, Ana Carolina Machado, do 9º ano, ajudou a ensaiar a coreografia e realizou as pinturas corporais. "Eu ajudei os meninos com a coreografia, criei alguns passos e ensinei eles a dançar. Basicamente, eu fiquei responsável pelo apoio moral e pela produção por trás dos bastidores”, contou ela.

A formação é parte integrante do cronograma de ações da Seme, que ao longo do ano oferece capacitações para o corpo docente, visando aprimorar a prática pedagógica e promover o desenvolvimento profissional dos professores.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas