Texto: Mariana Santos         Foto: Ronivaldo Samurai/PMC

Projeto 'Cantando a Vida' conclui atividades na Associação Fênix, em Vila Cajueiro

A música foi uma ferramenta de expressão e apoio no processo de recuperação

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

 Projeto

O projeto “Cantando a Vida” foi concluído com sucesso na Associação Fênix, em Vila Cajueiro, nesta sexta-feira (29). A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (Semdh), por meio da  Gerência de Proteção Contra as Drogas, utilizou a música como forma de expressão e apoio no processo de recuperação de pessoas acolhidas.

O projeto teve início em fevereiro, no Instituto Neemias, em Nova Campo Grande, e depois foi levado ao Instituto Fênix. Ao longo dos encontros, um total de 60 homens participaram de oficinas de violão, escreveram canções, registraram sentimentos em diários e descobriram, na prática, a força da arte. 

Guilherme Dias, de 36 anos, assistido do Projeto Fênix e que contribuiu na criação da música, falou sobre a importância do projeto. “Estou há mais de seis meses no Fênix e o projeto foi um divisor de águas para mim. Aprendi muito e foi muito importante na minha vida”, disse. 

Os participantes também vivenciaram momentos marcantes fora das oficinas, participando de uma sessão solene na Câmara Municipal e foram recebidos em um café no gabinete do prefeito Euclério Sampaio. Além disso, eles concluíram o clipe da música "É proibido desistir", em que aparecem contando histórias de superação.

A iniciativa fez com que, em conjunto, eles criassem uma música original, participando de aulas teóricas sobre estilos musicais variados, atividades práticas de escuta ativa, análise crítica de letras e, também, reflexão sobre experiências pessoais.

Para a secretária de Direitos Humanos, Lorena Nascimento, o projeto é uma oportunidade de cura, acolhimento e recomeço. “A arte tem o poder de transformar vidas e ver esses homens encontrando seus talentos e acreditando no futuro é um testemunho disso. Nossa secretaria se compromete a criar espaços que valorizem a vida e promovam novas histórias”, disse.

Sobre o "Cantando a Vida"

O projeto tem como objetivo utilizar a música como uma ferramenta de prevenção ao uso de álcool e drogas, além de promover a recuperação de usuários em um ambiente acolhedor e terapêutico. Através da composição de letras e da prática musical, buscamos estimular a criatividade, a memória e a autoestima dos participantes.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape