Texto: Semcom Foto: Divulgação

Inclusão, respeito e conscientização: esses são os pilares que formam o Setembro Verde, mês que visa reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. Além disso, esse também é um ideal que fundamenta a sala de recurso multifuncional no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Altiva Belmond de Campos, em Jardim Campo Grande. No local, os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aprendem de forma lúdica, utilizando jogos, atividades que eles têm dificuldades de aprender dentro da sala de aula regular.

A diretora da escola, Divina Rosa, explica como funciona e a importância da sala de recursos para a escola e alunos. “A sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) é direcionada para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, complementando o ensino regular. Essa sala foi pensada para que as crianças e suas famílias se sintam acolhidas e incluídas. Ela também foi equipada com mobiliário, materiais didáticos, tecnológicos e recursos de acessibilidade, que visam atender às necessidades que essas crianças apresentam”, finaliza.

Atualmente, a sala atende a 39 crianças e conta com quatro profissionais que trabalham nessa área. Uma das colaboradoras da Educação Especial, Lorena Demuner explica como é realizado o trabalho no dia a dia. “Utilizamos a sala de recurso multifuncional para complementar o ensino formal na sala de aula ensinado pelos professores regentes, focado em superar dificuldades em cores, números, alfabeto, formas geométricas e vogais, além de ajudar a desenvolver o nome das crianças de forma divertida e interativa”, explica.

Para a Sarah Marques, também colaboradora da Educação Especial, esse é um trabalho desafiador e gratificante por ver a evolução de cada criança. “Apesar das dificuldades, é muito prazeroso e gratificante trabalhar com a educação inclusiva e notar o avanço de cada aluno. Aqui nós temos uma estrutura completa e cheia de recursos lúdicos e materiais que facilitam a concentração deles, especialmente os alunos do atendimento colaborativo”, pontua.

A secretária Municipal de Educação, Luzian Belisario, reforça ainda que: “O Setembro Verde visa a conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência e a mobilização para a promoção de políticas de educação inclusiva. Nós temos o compromisso de garantir a inclusão em todas as escolas municipais. Por meio das salas multifuncionais contribuímos para melhorar o desempenho dos alunos com deficiência e também ajudamos a construir uma sociedade mais empática e respeitosa”, disse.

Momento especial para as crianças
Também em alusão ao Setembro Verde, na última segunda-feira (1°), a equipe da escola foi vestida com peças de roupas da cor verde e entregaram um folder informativo para cada aluno. Além disso, também foi realizada uma roda de conversa na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para todas as turmas da escola. O dia também contou com uma caminhada inclusiva, apresentação de teatro da joaninha, show musical em libras e o “Cine Verde”, uma sessão de cinema especial que exibiu um filme infantil inclusivo para todos os alunos.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas