Texto: Semcom Foto: Jackeline Gomes

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) deu mais um passo importante na atenção à saúde das crianças com diabetes tipo 1. Cerca de 20 pacientes, que são alunos da rede municipal de ensino, receberam, na quinta-feira (11), a reposição dos sensores do Sistema de Monitoramento de Glicose. Essa é a terceira fase do projeto e a entrega é feita a cada três meses.
Em março deste ano, os pequenos pacientes receberam os equipamentos: um leitor portátil e um sensor descartável que passaram a ajudar na qualidade de vida dessas crianças. Os aparelhos evitam aquele desconforto dos tradicionais furos nos dedos para aferição de glicose, garantindo um cuidado especial para crianças de 4 a 12 anos que residem no município e que estudam em escolas municipais.
Segundo a responsável técnica pelo programa Hiperdia, Lhaila Carvalho "a utilização desse equipamento é essencial para assegurarmos um tratamento mais eficaz ao paciente", ressaltou. Raiany Livia Aragão, mãe do Antonny, de cinco anos, foi buscar os novos sensores e destacou que o uso desse equipamento trouxe avanços significativos no controle da glicose do filho. “No início, a adaptação foi um pouco difícil, mas com o tempo ele conseguiu se acostumar e, hoje, utiliza o medidor com tranquilidade”, relatou.
Durante o encontro, Hudson Oliveira, enfermeiro e especialista em diabetes, conduziu uma apresentação detalhada sobre o conceito de tempo-alvo nos medidores de glicose, explicando sua importância no controle eficaz da doença. Ele abordou como a manutenção da glicemia dentro dos parâmetros ideais pode reduzir significativamente os riscos de complicações a longo prazo e, também, tirou dúvidas dos responsáveis sobre o uso do aparelho.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas