Texto: Mariana Santos Foto: Jackeline Gomes

A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para a formação dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e abrindo portas para o futuro. Pensando nisso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Gabriel Roger Maire, em Porto Novo, lançou o projeto “Biblioteca Entre Livros e Saberes”, unindo os alunos dos anos iniciais com os do 7° e 8° ano em um momento especial de trocas de conhecimento.
“Esse projeto é fundamental para o aprendizado dos alunos, tanto dos monitores, que são os alunos do 7° e 8° ano, quanto para os estudantes dos anos iniciais. Ao uni-los, estamos promovendo o desenvolvimento deles e os aproximando da leitura", afirmou a secretária de Educação, Luzian Belisario.

O projeto incentiva os alunos do turno matutino a se inserirem no dia a dia da biblioteca escolar. E é no contraturno, com as crianças mais novas, que a diversão acontece: interação entre diferentes gerações e promoção da alfabetização. Além disso, a atividade incentiva os estudantes a ficarem longe das telas de celulares e estreita a relação com a escola.
De acordo com a bibliotecária Luciana Fernandes, responsável pela mediação das atividades, o projeto promove não apenas a formação leitora, mas, também, a inclusão social e o respeito às diferenças. “O objetivo é oferecer um espaço educativo que incentiva o hábito da leitura e ocupar, de forma produtiva, o tempo dos alunos, valorizando a biblioteca como um ambiente de convivência e troca de saberes”, disse.

Entre as atividades propostas, estão contação de histórias, teatro, rodas de leitura com debates, oficinas de pesquisa, interação com diferentes gêneros literários e produção de textos como poemas, contos e resenhas. “Eu gosto muito de vir para cá. Se eu não estivesse no projeto, ficaria mexendo no celular durante a tarde. Agora, eu chego da escola e me preparo para voltar, aprender e ajudar os alunos pequenos”, falou Lizanndra Priscila, de 12 anos.

Mais do que um lugar para ler, a biblioteca passa a ser um espaço de convivência, de formação cultural e de descobertas. “Fazer parte do projeto me fez descobrir novos livros, melhorar minha oratória e fazer novas amizades”, ressaltou Cristal De Paula, também de 12 anos.

Cerca de 18 alunos do turno matutino, do 7° e 8° ano, participam do projeto. Cada dia da semana, três alunos tornam-se monitores por uma tarde, auxiliando na rotina da biblioteca e recebendo 120 crianças diariamente, sempre com a bibliotecária ao lado.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas