Texto: Mariana Santos Foto: Wagnner Zanon/PMC

Com o objetivo de aprimorar o acompanhamento da família sobre o desenvolvimento pedagógico dos estudantes, as escolas municipais de ensino fundamental do município realizaram, nesta quinta-feira (18), o plantão pedagógico. O objetivo é promover a participação efetiva das famílias no ambiente escolar. A iniciativa foi realizada nas escolas municipais de ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, evidenciando o compromisso e a responsabilidade da equipe técnica de cada unidade.
A secretária de Educação do município, Luzian Belisario, destacou a importância da participação da família. “É fundamental que os responsáveis acompanhem o processo de aprendizagem dos alunos e estejam sempre inteirados das atividades da escola”, disse.
Em um momento marcado por integração e diálogo entre família, estudantes e escola, o encontro contou também com apresentações especiais dos alunos. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina, e na Emef Ferdinando Santório, em Vila Capixaba, desenvolvimento, interação social e técnicas de aprendizagem foram alguns dos temas abordados.

A neuroeducadora e mãe de um dos alunos da Emef Ferdinando Santório, Laryssa Lima, compartilhou sua experiência e proposta para os pais sobre o papel fundamental da família no desenvolvimento das crianças, especialmente em períodos de inclusão. “É importante observar e ajudar a criança a se integrar no ambiente social, potencializando suas habilidades e superando dificuldades. Meu filho vai para o fundamental II, busco sempre ajudar a construir conhecimento e interação social”, explicou ela.

O plantão também é um momento dos atendimentos individualizados entre professores e responsáveis, oportunizando uma conversa com detalhes sobre o desenvolvimento de cada aluno. Patrícia Ribeiro, mãe do Arthur Ribeiro, de 11 anos, destacou a necessidade de realizar os encontros. “A gente vê a alegria deles quando vamos à escola, eles se sentem importantes", falou.
A professora do 5° ano da Emef Manoel Mello Sobrinho, Maria Ely de Souza, aproveita o momento para apontar as questões de cada aluno individualmente. “Quando a família está presente, o desenvolvimento da criança só tende a melhorar. Então, quando fala a mesma linguagem, está junto no dia a dia, o resultado é positivo”, concluiu.

Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas