Texto: Mariana Santos Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (19), é celebrado o Dia Nacional do Educador Social, uma data que reconhece o trabalho de quem atua diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão, desenvolvimento e oportunidades para um futuro melhor. Em Cariacica, esses profissionais são peças-chave da rede de Assistência Social, desenvolvendo atividades culturais, educativas, esportivas e de convivência que impactam profundamente a vida de centenas de usuários.
“Os educadores sociais são fundamentais no dia a dia dos equipamentos da Assistência Social do município. Eles são responsáveis por proporcionar os momentos de convivência e aproximar os moradores dos nossos serviços”, destacou a secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio.
No município, histórias de dedicação e compromisso se multiplicam em diferentes equipamentos da Secretaria de Assistência Social. Um exemplo é Alenilson de Jesus, que atua em quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sendo em Alto Mucuri, Porto de Santana, Campo Verde e Rio Marinho. Como educador social, ele conduz atividades que vão além do exercício corporal.

“O educador social é mais do que alguém que realiza uma atividade. É um confidente, um apoiador psicossocial, um motivador capaz de conhecer e entender cada atendido”, explica.
Para Alenilson, seu trabalho é ser mediador entre os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a equipe técnica. “Busco ser o melhor ser humano possível, garantindo que pessoas que, muitas vezes, não tiveram seus direitos assegurados, encontrem no espaço da assistência a oportunidade de reconstruir laços e se sentirem valorizadas”, disse ele.

Atividades e fortalecimento de vínculos
Outro exemplo de dedicação é o do educador Luiz Alexandre Marques que, há quase 20 anos, usa o jiu-jitsu como ferramenta de transformação. Com crianças e adolescentes, ele trabalha habilidades sociais, valores pessoais, autoconhecimento e autoestima. Já com os idosos, as atividades priorizam a autonomia por meio de exercícios manuais e em grupo. “Encontrar ex-atendidos e ouvir que ajudei a mudar suas vidas é o que me motiva a continuar”, disse.

O trabalho dos educadores sociais é vital para que a Assistência Social alcance seu objetivo maior, que é garantir direitos, fortalecer vínculos e abrir caminhos de inclusão.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas