Texto: Thaiz Blunck Foto: Thaiz Blunck e Mariana Santos

Duas escolas da rede municipal de ensino ganharam visitantes especiais nesta quarta-feira (24). Representantes da Pratham, fundação indiana reconhecida mundialmente por programas inovadores na educação, estiveram em Cariacica para acompanhar de perto como funciona o Projeto Moxuara, que aplica a metodologia internacional Teaching at the Right Level (TaRL).
Criada na Índia e adaptada ao Brasil pelo Instituto Elos Educacional, a metodologia busca recompor e fortalecer a aprendizagem a partir das necessidades reais de cada estudante. Implantado em Cariacica em 2023, o projeto começou atendendo turmas do 3º ao 5º ano e, em 2024, foi ampliado para os anos finais do Ensino Fundamental, beneficiando ainda mais alunos.
Durante a manhã, a diretora de Conteúdo e Formação (Matemática) da Pratham International, Meera Tendolkar, e o gerente de Conteúdo e Formação em Linguagem, Vasant Makwana, visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martim Lutero, em Flexal II. ao lado de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Eles acompanharam uma aula do professor Maycon Gama Ribeiro, com estudantes do 6º ao 9º ano e que fazem parte do projeto.
“A visita dos representantes da Pratham é muito importante para nós, porque mostra que Cariacica está no caminho certo ao adotar metodologias inovadoras e reconhecidas mundialmente. O Projeto Moxuara tem transformado a aprendizagem dos nossos estudantes e o nosso compromisso é garantir que todos tenham o direito de aprender e se desenvolver. Ver os resultados já alcançados é motivo de orgulho para toda a rede municipal de ensino”, destacou a secretária municipal de Educação, Luzian Belisario.

Na prática, os estudantes participaram de atividades de soma, multiplicação e divisão. Mas, mais do que cálculos, também foi possível observar muita participação, concentração e colaboração em sala de aula, além de avanços visíveis na aprendizagem.
“Nosso objetivo é desenvolver as potencialidades com foco nesses alunos e suas dificuldades, em especial nas disciplinas de Português e Matemática”, destacou o professor Maycon. O público-alvo são alunos não alfabetizados ou com dificuldades nestas disciplinas. A escola seleciona esses estudantes e, por meio do Projeto Moxuara, realiza uma avaliação para identificar o nível de aprendizagem de cada um.
A diretora da escola, Leidiani Campos de Almeida, destacou o impacto da iniciativa, especialmente para os estudantes do fundamental II que chegaram com defasagens no processo de alfabetização.

“A pandemia deixou lacunas e, no fundamental II, os professores não são alfabetizadores. Então é muito importante essa oportunidade de identificarmos os estudantes e um professor alfabetizador ter o contato direto com eles durante toda a semana. A gente percebe a mudança no comportamento do estudante e é muito interessante mostrar o que nós conseguimos até agora para os indianos, que são os criadores do projeto", explicou Leidiani Campos de Almeida.
Escola Luzbel Pretti também recebeu visitantes
À tarde, a visita seguiu para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luzbel Pretti, em Operário, onde os representantes da Pratham puderam observar de perto a aplicação do Projeto Moxuara em mais uma unidade da rede municipal.
Segundo a diretora da escola, Silvania Ribeiro, o projeto chegou neste ano e já tem apresentado bons resultados, sendo um divisor de águas na vida dos alunos.

"O projeto Moxuara está nos atendendo com êxito. Estamos felizes de recebê-lo aqui, pois está fazendo toda a diferença na vida dos nossos alunos. Muitos que não sabiam ler, hoje estão lendo e a gente vê o resultado do projeto em sala de aula. Isso é uma grande satisfação para nós", disse Silvania.
Já a técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Bárbara Teixeira, que atua diretamente no projeto, destacou a importância de garantir o direito de aprendizagem a todos os estudantes.

“Fico muito feliz em fazer parte desse projeto porque ele busca garantir o direito de aprendizagem dos nossos estudantes. Mesmo que no decorrer da sua trajetória educacional ele não consiga consolidar o seu processo de alfabetização e letramento matemático, Cariacica traz um novo projeto, com uma metodologia diferenciada, para que esses alunos tenham o seu direito garantido, possam aprender e se desenvolver ainda mais na sua idade/série regular”, disse ela.
Viviane Cristina, que também é técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e responsável pelo Projeto Moxuara, reforça que o projeto busca a melhoria dos alunos em sala de aula, trazendo a oportunidade de adquirir conhecimentos perdidos, tanto na leitura e na escrita, como também na matemática.

"O projeto vem com a recomposição de aprendizagem dos nossos alunos. Desde 2024, trabalhamos com o 6º ao 9º ano, com habilidades não consolidadas das séries iniciais. O projeto veio atender essas crianças devido às necessidades das escolas, para melhorar os nossos índices e nossos resultados", afirmou Viviane.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas