Texto: Thaiz Blunck Foto: Wagnner Zanon/ PMC

Esta sexta-feira (26) foi muito especial e marcada pela inclusão na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina. Logo cedo, os alunos e professores se reuniram no pátio para a celebração do Dia Nacional da Pessoa Surda, data que reforça o respeito às diferenças e valoriza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como ponte entre pessoas surdas e ouvintes.
Depois da execução do Hino Nacional e do Hino de Cariacica, ambos interpretados em Libras, eles tiveram a oportunidade de participar de uma conversa conduzida pela professora intérprete Rutileia Gusmão e pelo professor surdo de Libras Euluze Rodrigues da Costa, que compartilharam ensinamentos sobre diversidade e comunicação.
Além de atender estudantes da própria rede, a escola atende também jovens de escolas vizinhas interessados em aprender Libras. As aulas são ministradas pelo professor Euluze, que traz para os alunos a vivência da Língua Brasileira de Sinais. Aos 70 anos, ele é inspiração para alunos e colegas de trabalho e, além das atividades na sala de recursos, também entra em turmas do ensino regular, compartilhando sua história de vida e ensinando os colegas ouvintes sobre a importância da inclusão.

“Eu amo ensinar a Língua de Sinais e sempre falo que é muito importante que as pessoas saibam Libras para que tenha uma comunicação clara entre os surdos e ouvintes. Às vezes, eu percebo que a pessoa surda está sozinha na rua precisando de uma informação importante e não tem com quem conversar. É interessante que as pessoas do comércio em geral saibam o básico, pois isso já é o suficiente. Esse contato mostra a valorização da pessoa surda e a sociedade em geral consegue se comunicar', disse o professor, que atua na escola há seis anos.
Além de reforçar a importância de valorizar a cultura surda, a professora Rutileia Gusmão destaca que a escola Manoel Mello Sobrinho é referência na área da sala de recursos multifuncionais voltada para a deficiência auditiva.

"Hoje é um dia muito especial para nós, por isso estamos em festa. Aqui nós temos o ensino de Língua Brasileira de Sinais com o prefessor Euleze, e tem comigo também, a partir desse contexto entre Libras e Língua Portuguesa. A gente faz um trabalho tanto na sala de recursos, quanto lá na sala de aula do ensino regular, que os professores às vezes nos permitem entrar para conversar com os estudantes. Então o Euluze fala um pouco da história de vida dele também e eles se sentem bem interessados", destacou Rutileia.
Já a diretora da escola, Racielli Almonfrey, afirma que a data é uma oportunidade de mostrar que todas as formas de comunicação precisam ser valorizadas ser valorizadas e as diversidades respeitadas.
"Hoje foi um dia muito especial em nossa escola, onde celebramos o Dia Nacional da Pessoa Surda. Iniciamos com as boas vindas à comunidade escolar, após execução do Hino Nacional e o Hino de Cariacica, interpretado em Libras, seguido por uma fala e dinâmica da professora intérprete Rutileia e do professor de Libras Euluze. Eles falaram sobre a importância de compreender e respeitar as diversidades, reforçando que todas as formas de comunicação precisam ser valorizadas. Encerramos com uma confraternização com as famílias dos alunos surdos, tornando o momento lúdico, descontraído e acolhedor", disse ela.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas