Texto: Semcom Foto: Claudio Postay

O Programa de Apadrinhamento Afetivo tem transformado a vida de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos do município. A iniciativa busca oferecer afeto, referências familiares e novas experiências a jovens que, muitas vezes, têm poucas chances de adoção. O projeto é destinado a crianças e adolescentes que vivem em Acolhimento Familiar e Institucional por medida de proteção.
Mais do que uma ação solidária, o apadrinhamento representa a chance de convivência familiar e comunitária, colaborando para o desenvolvimento social, moral, físico, cognitivo, educacional e até financeiro dos participantes. Apadrinhar, neste caso, vai além de um gesto simbólico. É oferecer carinho, orientação, acompanhamento escolar, momentos de lazer e, principalmente, exemplos de responsabilidade e limites.
A secretária municipal de Assistência Social, Danyelle Lírio, destacou a importância da iniciativa para a construção de vínculos e oportunidades. “O apadrinhamento afetivo é um gesto de amor que pode transformar vidas. Muitas dessas crianças e adolescentes não têm perspectiva de adoção, mas encontram nos padrinhos e madrinhas a chance de viver experiências familiares que contribuem para sua formação pessoal e social. É uma forma de garantir que eles se sintam parte de uma família, rede de cuidado e afeto”, afirmou.
Atualmente, o município conta com 22 padrinhos e madrinhas habilitados, sendo 20 na modalidade “Afetiva”, que atua acompanhando de perto crianças e adolescentes em finais de semana, feriados ou férias; e dois na modalidade “Prestador de Serviço”, formada por profissionais ou empresas que oferecem atividades educativas, culturais ou esportivas. Também existe a modalidade “Provedor”, em que padrinhos apoiam financeiramente, com doações de roupas, brinquedos, material escolar ou investindo em cursos.
Serviço:
As inscrições para se tornar um padrinho, seguem abertas durante todo o ano.
Como participar?
- Faça contato com o Projeto pelo telefone 3354-5562 e obtenha mais informações necessárias para se tornar um padrinho
Requisitos para quem quiser participar:
- É preciso ter 16 anos de diferença de idade entre o padrinho/madrinha e o afilhado.
- Não ser postulante à adoção.
- Ser morador de Cariacica.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas