Texto: Semcom Foto: Jackeline Gomes

Transmitida, principalmente, pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas, e é quase sempre fatal quando não tratada a tempo, a raiva é uma doença que afeta mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. Por isso, a Prefeitura de Cariacica realiza campanhas periódicas de vacinação. Neste domingo (28), quando é lembrado o Dia Mundial contra a Raiva, vale a pena alertar sobre a conscientização e a prevenção da doença viral que afeta mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza campanhas periódicas de vacinação como nos últimos quando foi promovida uma etapa de vacinação. Outra etapa já está programada para o próximo dia 4 de outubro, para que mais animais de estimação recebam a imunização gratuita.
Sinais de alerta em cães e gatos
Segundo a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Ana Lúcia Zanotti Spadeto, os tutores devem ficar atentos a mudanças de comportamento, como irritabilidade, agressividade, isolamento e sintomas neurológicos, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco, incoordenação motora, convulsões ou paralisia, principalmente nas patas traseiras. Animais com esses sinais devem ser avaliados por um médico veterinário o mais rápido possível.
O que fazer em caso de mordedura
Caso o animal seja mordido, o recomendado é limpar o ferimento com água e sabão, procurar atendimento em clínica veterinária e iniciar, se necessário, o tratamento indicado. No caso de mordedura em pessoas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação e iniciar o protocolo profilático.
Prevenção e a melhor estratégia
A Veterinária ainda reforça que a vacinação anual é a forma mais eficaz de prevenir a raiva. “A vacina protege o animal e, indiretamente, as pessoas da família. É um cuidado simples que evita uma doença grave e quase sempre fatal”, explicou.
Além da vacinação, outras medidas são importantes: manter o animal vermifugado, visitas regulares ao veterinário, janelas teladas para evitar fugas e contato com outros animais desconhecidos, e supervisão durante passeios.
As ações do CCZ buscam ampliar a cobertura vacinal e proteger a população humana e animal. A Prefeitura lembra que manter a vacinação em dia é um ato de responsabilidade que ajuda toda a comunidade.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas