Texto: Semcom Foto: Divulgação

Sabedoria, força e amor marcam esta quarta-feira (1º), data que celebra o Dia Internacional do Idoso. Com muito cuidado e dedicação, os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Jardim América e de Campo Grande são espaços públicos que oferecem atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer para idosos, visando promover a socialização, o envelhecimento ativo, o fortalecimento da autoestima, a afirmação de direitos e o combate ao isolamento e à dependência.
Atualmente, os dois CCPIs atendem cerca de 400 idosos, sendo 200 de cada unidade e com todas as vagas ocupadas. Existe, ainda, uma fila de espera, e sempre que possível novos integrantes passam a participar das atividades. Os casos de evolução dos atendidos, as experiências em relação a participação no serviço e as histórias de superação são relatos positivos que abrangem toda a comunidade e é motivo de celebração para o município. Entre tantas histórias está a de dona Maria Littig, de 78 anos. Participante do programa desde a inauguração do espaço, a moradora de Santa Cecília teve sua vida mudada depois que passou a frequentar o CCPI de Campo Grande, todas às terças e quintas-feiras.
Após viver a perda de seu filho, Maria passou por momentos difíceis e de solidão, mas encontrou no CCPI acolhimento e amizades que mudaram sua vida. Inicialmente, ela foi inserida na oficina de educação física para mudar seus hábitos de saúde e promover a saúde física e mental. Agora, além da ginástica, ela também participa do ateliê de artesanato e foi lá que ela encontrou sua verdadeira vocação: pintar e criar utensílios.
“Esse projeto caiu do céu para mim. Eu adoro fazer artesanato, amo estar aqui com as meninas. Já fiz colcha de retalho, caixinhas decorativas e isso me motiva. Aqui eu encontrei um novo sentido para viver. Eu costumo dizer que depois que meu filho morreu e eu vim para cá, eu ressuscitei de novo”, afirma.
Maria expressa ainda uma profunda gratidão pela oportunidade de fazer parte da equipe e demonstra o entusiasmo e a satisfação com o trabalho no equipamento. Para ela, o espaço é como se fosse sua segunda casa e se pudesse ela ficaria por lá muito mais tempo. “Eu amo ficar aqui, se eu pudesse não iria embora. Adoro os passeios que a gente faz, os lanches e as festas. Todo mundo aqui cuida, é carinhoso, paciente, isso é bom, faz ninguém querer ir embora”, diz.
Para a secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, os Centros de Convivência para Pessoas Idosas são essenciais para promover qualidade de vida, bem-estar e autonomia na terceira idade, promovendo atividades físicas, culturais e recreativas, mas, além disso, ele também é lugar de acolhimento.
“Nossos espaços promovem mais do que ações de interação, eles dão suporte psicossocial e um lugar de socialização que previne o isolamento, fortalece vínculos e estimula a participação ativa na comunidade e na construção de uma vida mais digna e com propósito. Aqui, esses idosos encontram uma família e acolhimento que, infelizmente, muitas vezes eles não possuem”, afirma.
Assim como a história de vida de dona Maria, os CCPIs de Cariacica possuem muitos outros relatos de superação, conquistas e reencontros, que marcam o cotidiano de todos os que passam por lá e ouvem com atenção cada história de vida. A Prefeitura junto com a secretaria zela para que todos os idosos se sintam acolhidos, respeitados e cuidados.
Além disso, ainda em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio dos CCPIs, irá realizar diversas atividades e ações voltadas para esse público. De baile à fantasia a palestra educativa, a programação visa interação e participação de todos os idosos.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas