Texto: Semcom         Foto: Divulgação / Seme

Escola em Jardim América promove palestra para destacar a história e as contribuições de personalidades negras

A atividade faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq)

quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Escola em Jardim América promove palestra para destacar a história e as contribuições de personalidades negras

Promover o conhecimento sobre personalidades negras que marcaram a história com sua luta, talento e conquistas é essencial para tornar cidadãos mais conscientes e respeitosos. Diante disso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Cerqueira Lima, em Jardim América, promoveu, na manhã desta quinta-feira (2) uma palestra com o tema “Personalidades Negras do Brasil”, com o objetivo de valorizar a diversidade e reconhecer o papel fundamental do povo negro na construção da nossa sociedade.

A professora e embaixadora da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Cerqueira Lima, Shayane de Oliveira, que visa trabalhar práticas antirracistas e multiplicar essas práticas, explica a iniciativa da ação na escola e a importância que ela traz para cada aluno.

“Eu como embaixadora da escola, pensei em trazer para todos os alunos o tema identidade, para que o aluno negro possa se identificar e se aceitar. Ainda existe muito preconceito e, por conta disso, muitos se sentem acuados, mas essa ação sobre representatividade busca mostrar que todos somos iguais e que cada um tem o seu valor e devemos respeitar a todos, seja pessoas pardas, negras, indígenas ou brancos”, explica.

Durante a palestra, os estudantes conheceram um pouco da história de Carolina Maria de Jesus, considerada uma das mais importantes escritoras negras do país; de Machado de Assis, escritor, jornalista e romancista; de Lázaro Ramos, ator, diretor e escritor; e de Rebeca Andrade, maior medalhista da história do Brasil nos Jogos Olímpicos, com seis conquistas no total. Além deles, também foram apresentados muitos outros talentos e inspirações.

Para a aluna  Esther Hadyja Dorea, 10 anos, do 5º ano, esse foi um momento de muito aprendizado e reconhecimento. “Hoje a gente aprendeu muito sobre o racismo, que muitas pessoas sofrem esse preconceito desde pequeno por conta da cor da sua pele, e isso não é legal, é crime. Espero que um dia o racismo acabe”, finaliza.

Shayane ainda ressalta que abordar esse tema é mais do que um ensino sobre o passado, essa reflexão inspira os alunos a olharem para o presente e o futuro com consciência, respeito e esperança em um mundo mais justo e igualitário.

A atividade faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) que tem o objetivo implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. 
 

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape