Texto: Vandique Magalhães Foto: Claudio Postay

Neste domingo (5), as apresentações artísticas na 11ª Festa da Banana 2025 embalaram o público com muito forró e música sertaneja. O evento também contou com o 1º Pedalaço da Banana, Concurso de Culinária Criativa, além do Tombo da Banana. O evento reuniu mais de 2 mil pessoas nos dois dias de festa.
O “brabo do forró”, Lucas Niero, encerrou a programação da noite levantando poeira com o seu forró autêntico no espaço da Festa da Banana 2025. Antes dele, foi a vez da apresentação de Rickson Maioli, com um sertanejo dançante e melódico que também embalou o público presente.
A festa também contou com a presença de Jean da Viola, que agitou os presentes com uma viola afinada, executando toadas clássicas e proporcionando uma viagem no universo da viola caipira, com muito cateretê, pagode de viola e a guarânia. “É a primeira vez que me apresento aqui na Festa da Banana. Estou muito feliz. Esse lugar é um verdadeiro paraíso. Dá até vontade de morar aqui”, falou, Jean da Viola, pouco antes da apresentação.

Para o secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira, a festa já entrou para o calendário cultural da cidade e já se consolidou com um marco importante para a região. “A festa da banana representa um momento muito especial de congraçamento das famílias, dos amigos e de diversas pessoas de outras cidades que vêm para prestigiar e conhecer o município, além de fortalecer a economia local, e preservar a cultura e a tradição da região”, destacou.

O autônomo Anselmo Loyola, de 40 anos, morador do bairro Tabajara, passou o dia na festa acompanhado da esposa, Bruna Miranda, de 34 anos, e do filho Murilo Rodrigues, de 6 anos, além de sogra é uma sobrinha. “Estar aqui foi uma grande oportunidade para conhecer a cultura regional de Cariacica e conferir de perto o título que a cidade tem de ser a maior produtora da banana orgânica do país, além de conhecer a região e acompanhar a programação, principalmente a musical”, destacou.

Com mais de 300 pessoas inscritas e um percurso de 20 km, o 1º Pedal da Banana é uma história a parte dentro da programação da festa. “Eu gostei muito. Enfrentei dificuldade na largada, mas logo tive o apoio de outras pessoas. Não é uma competição, é um passeio, com um visual bonito e recompensador”, opinou o ciclista veterano, Tarcizo Ferreira Júnior, de 64 anos,

A programação do dia também contou com o Tombo do doce da banana e o Concurso de Culinária Criativa da Banana, com receitas como de bobó de banana, torta de banana ao creme, banana da terra com carne seca, coxinha de banana, banana caramelizada e torta de sorvetes com banana e uvas passas.
O evento é realizado anualmente pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Cooperativa de Agricultura Familiar.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas