Texto: Vandique Magalhães         Foto: Claudio Postay

Festa da Banana de Cariacica reúne mais de duas mil pessoas nos dois dias de evento

Neste domingo (5), a festa foi embalada por shows artísticos, com muito forró e música sertaneja, além da organização do Pedalaço da Banana, Concurso de Culinária Criativa e o Tombo da Banana.

domingo, 05 de outubro de 2025

Festa da Banana de Cariacica reúne mais de duas mil pessoas nos dois dias de evento

Neste domingo (5), as apresentações artísticas na 11ª Festa da Banana 2025 embalaram o público com muito forró e música sertaneja. O evento também contou com o 1º Pedalaço da Banana, Concurso de Culinária Criativa, além do Tombo da Banana. O evento reuniu mais de 2 mil pessoas nos dois dias de festa.

O “brabo do forró”, Lucas Niero, encerrou a programação da noite levantando poeira com o seu forró autêntico no espaço da Festa da Banana 2025. Antes dele, foi a vez da apresentação de Rickson Maioli, com um sertanejo dançante e melódico que também embalou o público presente.

A festa também contou com a presença de Jean da Viola, que agitou os presentes com uma viola afinada, executando toadas clássicas e proporcionando uma viagem no universo da viola caipira, com muito cateretê, pagode de viola e a guarânia. “É a primeira vez que me apresento aqui na Festa da Banana. Estou muito feliz. Esse lugar é um verdadeiro paraíso. Dá até vontade de morar aqui”, falou, Jean da Viola, pouco antes da apresentação.

Para o secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira, a festa já entrou para o calendário cultural da cidade e já se consolidou com um marco importante para a região. “A festa da banana representa um momento muito especial de congraçamento das famílias, dos amigos e de diversas pessoas de outras cidades que vêm para prestigiar e conhecer o município, além de fortalecer a economia local, e preservar a cultura e a tradição da região”, destacou.

O autônomo Anselmo Loyola, de 40 anos, morador do bairro Tabajara, passou o dia na festa acompanhado da esposa, Bruna Miranda, de 34 anos, e do filho Murilo Rodrigues, de 6 anos, além de sogra é uma sobrinha. “Estar aqui foi uma grande oportunidade para conhecer a cultura regional de Cariacica e conferir de perto o título que a cidade tem de ser a maior produtora da banana orgânica do país, além de conhecer a região e acompanhar a programação, principalmente a musical”, destacou.

Com mais de 300 pessoas inscritas e um percurso de 20 km, o 1º Pedal da Banana é uma história a parte dentro da programação da festa. “Eu gostei muito. Enfrentei dificuldade na largada, mas logo tive o apoio de outras pessoas. Não é uma competição, é um passeio, com um visual bonito e recompensador”, opinou o ciclista veterano, Tarcizo Ferreira Júnior, de 64 anos,

A programação do dia também contou com o Tombo do doce da banana e o Concurso de Culinária Criativa da Banana, com receitas como de bobó de banana, torta de banana ao creme, banana da terra com carne seca, coxinha de banana, banana caramelizada e torta de sorvetes com banana e uvas passas.

O evento é realizado anualmente pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Cooperativa de Agricultura Familiar.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape