Texto: Semcom Foto: Claudio Postay

Cultura, arte e história: neste sábado (11), o Dia do Teatro Municipal é uma oportunidade de celebrar a importância dos espaços culturais que mantêm viva a arte cênica em Cariacica. Um dos principais símbolos dessa valorização é o Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, localizado na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, o espaço é palco de peças teatrais, concertos, oficinas e apresentações diversas.
Com um nome curioso, o centro cultural homenageia Ubaldo Civitella di Trento, um frei italiano que chegou a Cariacica na década de 1840 e deixou um legado marcante na comunidade. Além disso, ele também foi o responsável pelo início das obras da Igreja de São João Batista, em Cariacica-Sede. A memória do religioso agora se mistura à referência cultural do espaço que leva seu nome.
Com capacidade para mais de 170 espectadores, o centro conta com ambiente climatizado, palcos amplos, camarins e elevadores que garantem acessibilidade tanto ao público quanto aos artistas. No pátio, uma escultura assinada pelo artista cariaciquense Zuilton Ferreira retrata o personagem João Bananeira, do tradicional congo de máscaras de Roda D’Água, conectando o espaço às raízes culturais da cidade.

“O Frei Civitella é um símbolo de como a cultura transforma e une as pessoas. Temos um espaço moderno, acessível e preparado para receber os mais diversos tipos de manifestações artísticas, desde peças teatrais a oficinas de dança, música e expressão corporal”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Lúcia Dornellas, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da arte local.
Entre tantas histórias que são contadas, personagens que ganham vidas e narrativas que são construídas, está a do ator Hudson Braga, de 60 anos. Com mais de 35 anos de carreira, para o artista, o teatro realizou seus anseios e por meio dele, ele tem a oportunidade de demonstrar ao público um pouco do que escolheu como "plano de vida plena", como ele mesmo define.
“Ter um espaço como o Frei Civitella é fundamental. Aqui a gente pode mostrar nosso trabalho, ensaiar, se formar e viver a arte de forma plena. É um verdadeiro presente para quem faz teatro em Cariacica”, contou o ator, que costuma se apresentar no local e dirigir peças e apresentações.
Atualmente, Hudson é o diretor responsável do Grupo HB de teatro, voltado para a formação de teatro de adolescentes, jovens e adultos, com aulas que acontecem durante todas as terças e quintas-feiras. Para ele, o espaço representa um avanço para a arte em Cariacica, onde a população da cidade sente emoções, se diverte e reflete sobre os trabalhos que são desenvolvidos pelos grupos, embora ainda tenham que lidar com algumas dificuldades, mas sempre estão se reinventando.
“Nós enfrentamos o desafio de fazer a sociedade entender o valor da arte, não a veem como trabalho e sim como desocupação ou entretenimento, mas a arte é essencial para a expressão humana e cultural, e para um país ser próspero e rico em sua cultura. No teatro, o público é fundamental para a sua existência, e a presença de um público engajado, que sinta e receba as emoções da cena, é o que mantém a arte viva e a torna relevante”, afirma.

Hudson ainda ressalta que o teatro atua como um poderoso agente transformador ao provocar reflexão e desenvolver a empatia e o autoconhecimento no público, ao mesmo tempo em que, através da arte e da experiência cênica, cria um legado cultural. Para o ator, a arte teatral possibilita a exploração de diferentes realidades e emoções, promove a socialização e a comunicação, e desafia o público e os artistas a questionarem a sociedade e a si mesmos.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas