Texto: Mariana Santos         Foto: Divulgação

Escola incentiva alunos a conhecerem os clássicos da literatura brasileira

A iniciativa nasceu a partir da observação do professor Kleber Teles, que identificou que a maioria dos alunos se dedicava apenas à literatura estrangeira e apresentava pouco contato com obras nacionais

domingo, 12 de outubro de 2025

Escola incentiva alunos a conhecerem os clássicos da literatura brasileira

A leitura exige tempo, espaço e curiosidade. Seja em romances, quadrinhos ou ficção científica, sempre há um livro capaz de prender a atenção e promover o conhecimento. Neste domingo (12), celebra-se o Dia Nacional da Leitura e, para marcar a data, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar (Emef-ecim) Afonso Schwab, em Jardim América, mostra a importância do hábito da leitura com um projeto especial que promove a literatura brasileira. 

Nomeado “Devoradores de Livros”, o projeto reúne alunos interessados por histórias, especialmente do 8º ano. A iniciativa nasceu a partir da observação do professor Kleber Teles, que identificou que a maioria dos alunos se dedicava apenas à literatura estrangeira e apresentava pouco contato com obras nacionais.

“Quando eu perguntava se já tinham lido autores brasileiros, muitos diziam que não. Outro ponto era que, ao questionar sobre o enredo ou os personagens, poucos sabiam responder. Eles liam mais pelo entretenimento, sem aprofundar a compreensão do texto”, explica o professor.

Com isso, o projeto passou a incentivar a leitura de clássicos da literatura brasileira, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise literária como enredo, construção de personagens, tipos de narrador e contexto histórico.

Para a estudante Dávila Coutinho, a iniciativa proporcionou uma nova visão sobre a produção literária do país. “Considero o projeto relevante e estimulante. Ele permitiu o contato com a literatura clássica nacional e aprofundou o conhecimento sobre autores famosos”, disse.

Além de despertar o interesse pela literatura nacional, o projeto também contribuiu para o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos alunos, além de promover maior curiosidade intelectual, autoconfiança e crescimento pessoal. “Acompanhar a transformação dos alunos por meio da leitura confirma que projetos simples, quando bem conduzidos, geram impactos profundos na trajetória dos jovens”, afirma a diretora da escola, Miriene Manzoli.

Para os alunos, o grupo surgiu em um ótimo momento, unindo a paixão pela leitura ao desejo de conhecer novas obras. “O projeto nos incentivou a ler livros que normalmente não estão nas estantes de muitas pessoas, e que falam muito sobre a realidade, não apenas sobre mundos fictícios”, contou Luana dos Santos, participante do grupo.

Os estudantes leem um livro por mês e, nesse intervalo, se reúnem duas vezes para discutir a obra. Para a aluna Anita Rocha, o projeto apresentou novas possibilidades de leitura. “Achei muito interessante porque nos aproxima da literatura brasileira e nos mostra que podemos interpretar a fala dos personagens de maneiras diferentes, com novas perspectivas”, falou.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape