Texto: Semcom Foto: Divulgação / Seme

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou, na manhã desta terça-feira (14), em Itaquari, uma orientação formativa com os pedagogos e professores do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Durante o encontro foram abordadas estratégias e práticas pedagógicas voltadas à melhoria da fluência leitora dos alunos que estão em processo de alfabetização e letramento.

A partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora 2025, divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a equipe da Seme identificou a necessidade de aprofundar o trabalho formativo junto aos profissionais da rede, com foco na superação das fragilidades observadas nas turmas de 2º ano.
A pedagoga da Seme, Rosiane Castelo, explicou a importância do encontro para a educação dos estudantes e instituição. “Após nos apropriarmos dos resultados da fluência leitora, vimos a necessidade de trabalhar mais de perto com os pedagogos e professores. Ainda temos cerca de 45 dias letivos e é tempo suficiente para reforçar e recompor as aprendizagens, preparando os alunos para o terceiro ano. É um trabalho contínuo, processual e cada monitoria nos ajuda a ajustar o percurso”, ressaltou.

De acordo com a supervisora de Apoio Curricular da Seme, Ângela Lozada, é de extrema importância manter a continuidade do trabalho de alfabetização em toda a rede. Mesmo nos últimos meses do ano, pois ainda assim é possível promover avanços significativos.
“Essa formação reforça que o aprendizado da leitura é resultado de um trabalho que começa na Educação Infantil e se consolida no segundo ano. Queremos que nossos alunos cheguem ao terceiro ano mais competentes, com as habilidades de leitura e escrita bem desenvolvidas, refletindo diretamente nas avaliações externas e, principalmente, na aprendizagem significativa”, explicou.

Joyce Kissman, formadora do evento e da equipe da Mathema, instituição que presta assessoria pedagógica a redes de ensino em todo o país, explicou que a proposta do encontro teve o objetivo de oferecer aos professores sequências didáticas práticas e contextualizadas, que possam ser aplicadas imediatamente em sala de aula.
“Nosso foco hoje é trabalhar estratégias para o avanço na fluência leitora. Temos muitos alunos ainda em níveis iniciais, então pensamos em atividades que possam ajudá-los a evoluir até o momento da próxima avaliação. A ideia é oferecer suporte para que os professores consigam atuar de forma mais direcionada, com práticas diárias de leitura”, destacou Joyce.
A iniciativa do encontro reforça o compromisso da Secretaria de Educação com a qualidade da alfabetização e com o acompanhamento constante do desenvolvimento dos alunos, valorizando o papel do professor como mediador do processo de leitura. A proposta visa garantir que cada estudante avance no seu ritmo, consolidando habilidades essenciais para o percurso escolar e para a formação de leitores autônomos.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas