Texto: Semcom Foto: Thaynara Oliveira /PMC

No Dia Nacional da Alimentação Escolar, celebrado nesta terça-feira (21), Cariacica tem muito o que celebrar! Na hora do recreio nas escolas municipais são servidos cardápios variados para que os pequenos cresçam tanto em aprendizado quanto com saúde. A rede municipal possui cerca de 54 mil alunos matriculados, sendo que aproximadamente 43 mil consomem a merenda escolar diariamente. Atualmente, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, o que representa cerca de 1,6 milhão de refeições mensais.
A merenda escolar também conta com alimentos oriundos da agricultura familiar. Entre os principais produtos adquiridos da agricultura familiar estão banana prata, banana da terra, banana nanica, abóbora, aipim, alface, cenoura, goiaba, repolho branco, inhame, couve, mexerica, tomate, além de iogurte natural, biscoitos doce e salgado, colorau e pão caseiro, entre outros
Atualmente, nove nutricionistas compõem a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme), sendo uma delas responsável técnica pelo programa. Além disso, a execução da alimentação escolar conta com o apoio de uma empresa terceirizada. Todo esse trabalho está alinhado às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que regulamenta a alimentação nas instituições públicas de ensino no Brasil.

“A atuação dos nutricionistas nessa dinâmica na rede municipal de ensino nos garante segurança de que estamos direcionando o melhor, quanto aos valores nutricionais, para os nossos alunos. Hoje, de forma especial, parabenizamos aos nutricionistas que exercem esse papel fundamental no dia a dia das nossas escolas”, disse a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.
Planejamento de cardápios balanceados e variados, supervisão da qualidade e segurança dos alimentos, ações de educação alimentar e nutricional nas escolas, atendimento a estudantes com restrições alimentares e o incentivo à formação de hábitos saudáveis. Essas são algumas das atribuições dos nutricionistas da rede municipal de ensino no dia a dia.
Os cardápios são elaborados mensalmente, levando em conta a modalidade de ensino, sempre dando prioridade a alimentos naturais ou minimamente processados. A variedade de frutas, legumes e verduras é garantida conforme a faixa etária e o tempo de permanência dos alunos nas unidades.

Para os estudantes que possuem restrições alimentares, também são preparados cardápios específicos. As escolas encaminham laudos médicos e documentos comprobatórios para a Coordenação de Alimentação Escolar, que realiza a adaptação conforme a necessidade de cada aluno. Entre as adequações mais comuns estão casos de seletividade alimentar, intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (APLV).
“Um dos maiores desafios é a aceitação dos alimentos pelos estudantes, que muitas vezes demonstram resistência a novos sabores. Para superar essa barreira, são desenvolvidas ações de educação nutricional, como palestras e atividades lúdicas, em parceria com programas como o Saúde na Escola”, explica a nutricionista da Seme, Cleyde Christ Hoffmann.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas