Texto: Semcom         Foto: Banco de imagens

Vigilância Sanitária de Cariacica alerta para substâncias proibidas em esmaltes em gel

A medida visa proteger a saúde da população e garantir mais segurança no uso de cosméticos

terça-feira, 04 de novembro de 2025

Vigilância Sanitária de Cariacica alerta para substâncias proibidas em esmaltes em gel

A Vigilância Sanitária de Cariacica está orientando consumidores e profissionais de beleza sobre o uso de esmaltes em gel e outros produtos para unhas artificiais que contenham substâncias proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida visa proteger a saúde da população e garantir mais segurança no uso de cosméticos.

A Anvisa determinou a proibição das substâncias TPO (óxido de difenilfosfina) e DMPT (dimetil-p-toluidina), também conhecida como DMTA (dimetiltolilamina). Essas substâncias eram encontradas em alguns esmaltes em gel e produtos usados em procedimentos que endurecem com luz UV ou LED. Estudos associaram seu uso a riscos de câncer e problemas de fertilidade.

A partir de 29 de outubro de 2025, a Anvisa estabeleceu um prazo de 90 dias para que fabricantes, distribuidores e estabelecimentos comerciais suspendam a produção, importação e venda de produtos que contenham essas substâncias. Após esse período, os registros e notificações desses itens serão cancelados e as empresas responsáveis deverão providenciar o recolhimento das unidades ainda disponíveis no mercado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, Renata Brega, a decisão tem caráter preventivo e deve ser seguida por todo o setor de beleza. “Não há motivo para pânico. Essa é uma medida preventiva que reforça o compromisso com a segurança da população. O importante é ler o rótulo e evitar produtos que contenham essas substâncias”, destacou.

A Vigilância Sanitária recomenda que os consumidores verifiquem os rótulos dos produtos antes da compra ou do uso. As substâncias podem aparecer com nomes diferentes nas embalagens, como diphenyl (2,4,6-trimethylbenzoyl) phosphine oxide (TPO) e N,N-dimethyl-p-toluidine (DMPT ou DMTA). Caso alguma dessas substâncias esteja presente, o ideal é evitar o uso e comunicar o caso à Vigilância Sanitária.

As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, pelo canal 162. Mais informações estão disponíveis no site da Anvisa: www.gov.br/anvisa.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape