Texto: Iures Wagmaker Foto: Claudio Postay

Uma programação dedicada ao reconhecimento pelo trabalho dos profissionais da educação de Cariacica teve início nesta terça-feira (4). O Seminário de Boas Práticas 2025, promovido pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), reúne educadores da rede municipal até a próxima sexta-feira (7), na Matrix Music Hall, no bairro Rio Branco, para troca de experiências, inspiração e formação. A abertura contou com palestra sobre o tema “Neurodesenvolvimento e potencialidades na escola" e "Currículo de Cariacica e protocolo antirracista”. Além da programação de palestras, o seminário também é uma oportunidade das escolas da rede municipal de ensino apresentarem projetos.
Em sua fala, a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisário, destacou a importância do seminário como um espaço de valorização e aprendizado coletivo. “Esse seminário de 2025 traz um momento muito importante, que é o nosso Prêmio de Boas Práticas. Ano passado nós tivemos cerca de 100 práticas inscritas. Esse ano, quase 400 práticas inscritas. Isso mostra que temos muita coisa boa para compartilhar. É muito rico e precisa ser mostrado para que todos os colegas possam ver, criar novas expectativas, novas experiências, novas atividades e renovar o nosso rol de práticas pedagógicas nas salas de aula”, ressaltou.
Luzian também lembrou que o seminário representa o fechamento de um ciclo de muito trabalho nas escolas ao longo do ano. “Passamos 2025 inteiro trabalhando nas orientações pedagógicas, nos assessoramentos, no dia a dia das escolas. Este seminário é a culminância de tudo isso. É o encerramento de um ano de muita dedicação e também o início de um novo tempo de resultados”, afirmou.
O palestrante da noite, Dr. Thiago Gusmão, médico e especialista em neurodesenvolvimento, levou aos educadores reflexões práticas sobre o papel da escola na identificação e no acolhimento das diferentes formas de aprendizagem.
“Treinar o professor é treinar a categoria de base, onde são reconhecidas as primeiras dificuldades que, às vezes, nem os pais conseguem perceber. Vamos falar sobre o que o professor pode identificar em sala de aula: autismo, déficit de atenção, hiperatividade, déficit intelectual, superdotação e mitos e verdades sobre o autismo. A ideia é trazer uma abordagem prática sobre como lidar com esses desafios, inclusive com provas adaptadas e estratégias inclusivas”, explicou.
Durante toda a semana, o Seminário de Boas Práticas contará com palestras, debates e exposições de trabalhos, valorizando as experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais. Ao longo dos quatro dias, 60 práticas educativas serão apresentadas diariamente, permitindo que educadores compartilhem seus projetos e inspirem novos caminhos na educação pública de Cariacica.
O encerramento do ciclo de Boas Práticas acontecerá no dia 5 de dezembro, quando serão reveladas as iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Práticas 2025, em reconhecimento aos profissionais que se destacaram pela inovação e impacto no aprendizado dos estudantes.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas