Texto: Semcom Foto: Jackeline Gomes

O Seminário de Boas Práticas 2025, promovido pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), segue movimentando a rede de ensino ao longo desta semana, reunindo professores, pedagogos e educadores para compartilhar experiências que têm transformado o cotidiano escolar. Entre os 60 projetos expostos diariamente, muitos chamam atenção por fortalecer o sentimento de pertencimento ao município, aproximando as crianças de sua história, cultura e identidade.

Na manhã desta quarta-feira (5), na Matrix Music Hall, em Rio Branco, durante as apresentações, um dos destaques foi o trabalho desenvolvido pelo professor de artes João Júnior, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliezer Batista, de Jardim América. Utilizando materiais recicláveis, como papelão, papel higiênico, embalagens e bexigas, o projeto visou resgatar a cultura do Congo e do personagem tradicional João Bananeira, figura presente nas manifestações culturais de Cariacica.

“Nosso trabalho é praticamente todo feito com papel. As crianças confeccionaram casacas, máscaras e marcadores no estilo do João Bananeira. Cada uma expressou sua visão, trazendo referências pessoais de identidade. Foi emocionante ver o envolvimento delas e como passaram a reconhecer essa cultura como parte da própria história”, contou o professor.

Segundo João, além do aprendizado artístico, o projeto também contribuiu para quebrar preconceitos e interpretações equivocadas associadas às manifestações culturais da cidade: “Ainda existe resistência, às vezes por questões religiosas. Quando trabalhamos isso na escola, com acolhimento e conhecimento, as crianças passam a olhar com naturalidade e orgulho”, explica.

Outro projeto apresentado foi o “Minha Cariacica: sua história, seus costumes e a beleza de sua gente”, desenvolvido no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Alzira Maria de Jesus, em Aparecida, com crianças de um a três anos, com a orientação da pedagoga Ocilene Carvalho e da professora Flávia Fialho.

A proposta surgiu da curiosidade dos alunos durante as apresentações culturais do ano passado. A partir do livro Minha Cariacica, de escritora Kátia Fialho, foram realizadas atividades de teatro, construção de instrumentos musicais, produção de portfólios individuais, vivências com o hino da cidade, brincadeiras tradicionais e narrativas sobre os bairros e espaços públicos da cidade.

“Nosso projeto é sobre fazer com que as crianças se reconheçam como parte da cidade. Elas passaram a entender o lugar onde vivem, os símbolos, as festas, o trem, os parques. Criamos um vínculo afetivo com o território e isso é fundamental para formar cidadãos conscientes e pertencentes”, explica Ocilene.

A secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, destacou que o seminário reforça o compromisso do município com a valorização profissional e o reconhecimento do trabalho realizado nas unidades escolares. “Cariacica vive um momento de fortalecimento da rede. O Seminário de Boas Práticas mostra a potência dos nossos profissionais, que constroem uma educação viva, criativa e sensível. Aqui, nós reconhecemos, aprendemos uns com os outros e celebramos aquilo que fazemos todos os dias nas escolas”, afirma.
Além das apresentações, a manhã desta quarta-feira (5) também contou com uma palestra com o tema "Encantar-se para encantar”, ministrada pela educadora Aluah Bianchi, que destacou a importância de profissionais cultivarem sensibilidade, presença e pequenas experiências significativas no cotidiano escolar.

“Só nutrindo a nós mesmas é que conseguimos nutrir o outro. Precisamos desacelerar, viver experiências fora das telas, observar o que acontece ao nosso redor e cultivar encantamento. É assim que criamos condições para que as crianças possam viver a escola de forma mais genuína”, afirmou Aluah.

Para a professora Ione Lippaus, a reflexão vem em boa hora. “Às vezes estamos anestesiadas, correndo para dar conta de tudo. A palestra nos fez lembrar de olhar o belo de novo, de desacelerar, de sentir, de reaprender a encantar”, diz.
Ainda durante toda a semana, o Seminário de Boas Práticas contará com palestras, debates e exposições de trabalhos, valorizando as experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais. Até a sexta-feira (7), serão apresentadas as práticas educativas, permitindo que educadores compartilhem seus projetos e inspirem novos caminhos na educação pública de Cariacica.

O encerramento do ciclo de boas práticas acontecerá no dia 5 de dezembro, quando serão reveladas as iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Práticas 2025, em reconhecimento aos profissionais que se destacaram pela inovação e impacto no aprendizado dos estudantes.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas