Texto: Thaiz Blunck         Foto: Divulgação

Lei Aldir Blanc: podcast sobre literatura feminina do ES e de Cariacica será lançado nesta segunda (10)

Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Cariacica, o podcast Elas EScrevem vai colocar em destaque a literatura feminina por meio de entrevistas com 12 escritoras capixabas

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Lei Aldir Blanc: podcast sobre literatura feminina do ES e de Cariacica será lançado nesta segunda (10)

Nesta segunda-feira (10), às 20 horas, será lançado o podcast Elas EScrevem, que vai colocar em destaque a literatura feminina do Espírito Santo e de Cariacica por meio de entrevistas com 12 escritoras capixabas. O projeto, com duração de seis meses, terá formato de videocast e o bate-papo com as autoras e escritoras Carla Guerson e Kátia Fialho será ao vivo, pelo canal Feijão com Maionese, no YouTube. A primeira entrevistada será a jornalista, escritora e produtora cultural Elaine Dal Gobbo.

Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Cariacica, o primeiro episódio contará, ainda, com a participação da secretária de Cultura e Turismo do município, Lucia Dornellas, que vai falar sobre essa política nacional de incentivo à cultura. Cada entrevista com as autoras terá um tema específico, além de abordar a trajetória da convidada, que, no fim, também deixará uma indicação de leitura de outra autora capixaba.

"Projetos como o Elas EScrevem fortalecem a representatividade e a voz das mulheres na cultura capixaba. É uma alegria ver escritoras de Cariacica e do Espírito Santo compartilhando suas trajetórias, ideias e inspirações com o público. Além de valorizar o protagonismo feminino na literatura, a iniciativa reforça a importância das políticas públicas de fomento cultural, como a Lei Aldir Blanc, que tornam possíveis ações transformadoras como esta", afirmou Lucia Dornellas. 

O tema de abertura é Literatura feminina produzida no Espírito Santo e em Cariacica: panorama e participação de mulheres, com Elaine Dal Gobbo. A escritora é integrante da Academia Cariaciquense de Letras (ACL), autora dos livros de crônicas Trânsitos de Alma e Agridoce; do livro-reportagem Jornal Ferramenta – a comunicação popular na luta contra a ditadura no Espírito Santo; e organizadora das obras Sobre Jovens e Adultos, junto com Emmanuel Sete Linhas, Debaixo do Pé de Manga, com Thalia Peçanha e Geanna Abreu; e Um Lugar de (e que) Fala, com Kátia Fialho.

A graduanda em Produção Cultural, escritora, produtora cultural, copywriter e redatora Kátia Fialho é a proponente, apresentadora e roteirista do Elas EScrevem. “Nossa proposta é abordar temas de forma a promover o debate sobre os desafios enfrentados por mulheres escritoras, bem como a proeminência e protagonismo de suas obras e a sua contribuição fundamental para a cultura do Espírito Santo e do município de Cariacica”, diz Kátia, que é membro fundadora da Academia Cariaciquense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 8, cuja patronesse é a jornalista e cronista Carmélia Maria de Souza.

A escritora e advogada Carla Guerson também atua no projeto como apresentadora e roteirista. Ela destaca a importância do Elas EScrevem para a divulgação da literatura feminina capixaba. “O projeto contribuirá para essa divulgação para todos os cantos do país a partir da disponibilização dos episódios nas plataformas digitais, permitindo a leitores, pesquisadores e estudantes de todas as partes do país e do mundo o contato com mulheres escritoras do Espírito Santo e de Cariacica”, afirma.

Todos os episódios contarão com tradução em Libras, legendas e audiodescrição, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. Os demais temas do Elas EScrevem serão: literatura feminina e mercado editorial, com Jeovanna Moreira; literatura infantil e protagonismo de mulheres escritoras, com Lilian Menenguci; literatura regional e adoção de obras no currículo escolar local, com Ione Duarte; literatura antirracista, com Noélia Miranda; cadeia produtiva do livro no Espírito Santo e linhas de fomento governamentais exclusivas para mulheres, com Fabiola Mozine; literatura e música, com Fernanda Nali; literatura e diversidade: obras literárias inclusivas para PCDs, com Isabella Baltazar; desafios do fazer literário como meio de sobrevivência para mulheres escritoras, com Aline Dias; literatura e os objetivos de desenvolvimento sustentável – meio ambiente, com Renata Bomfim; literatura e artes visuais, com Mara Coradello; e literatura como direito humano, com Marcela Neves.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape