Texto: Semcom Foto: Banco de imagens

Você sabia que alimentos de cor vermelha, como tomate, melancia e goiaba, ricos em licopeno, podem auxiliar na prevenção do câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre o sexo masculino? Segundo pesquisadores da área de nutrição, o licopeno possui antioxidantes com diversos benefícios, podendo reduzir em até 40% o risco de desenvolver a doença, especialmente os homens que consomem, pelo menos, cinco vezes na semana esses alimentos.
Além disso, a nutricionista e coordenadora da Assistência Complementar, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Vanessa Alvarenga, afirma que uma alimentação equilibrada, aliada a hábitos saudáveis, pode se tornar uma importante aliada no cuidado preventivo e na redução de riscos da doença. Alimentos como brócolis e couve, quando incluídos diariamente na dieta, também podem auxiliar na prevenção. Isso porque eles possuem uma substância chamada Indol 3 Carbinol, que diminui o estrógeno na circulação sanguínea impedindo o aparecimento de células cancerígenas que dependem desse hormônio para crescer.
“O conhecimento sobre os efeitos benéficos e nocivos dos alimentos é essencial para estratégias de prevenção. Uma alimentação equilibrada é considerada uma das formas mais eficazes de proteção, pois pode reduzir processos inflamatórios, controlar o metabolismo hormonal e fortalecer o sistema imunológico”, afirma Vanessa.
Outro ponto importante que vale ressaltar, é que o excesso de peso entre os homens é um fator de risco para câncer de próstata, pois apresenta mecanismos de respostas inflamatórias e de produção de moléculas com potencial cancerígeno desregulados. Esta condição contribui com o crescimento e a agressividade dos tumores.
“O excesso de peso é um risco para os homens. O consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, carnes processadas e vermelhas, açúcar refinado e sal em excesso, além de refrigerantes, álcool e ultraprocessados pode contribuir para o risco dessa doença. Por isso, é essencial seguir uma dieta rica em frutas, vegetais, peixes e grãos integrais”, disse a nutricionista.
Além de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, a prevenção do câncer de próstata também tem outro forte aliado, a atividade física. Exercícios como caminhada, corrida e flexões reduzem o risco e estudos mostram que uma melhora na aptidão cardiorrespiratória pode diminuir a chance da doença em até 35%. A prática de exercícios também ajuda a manter um peso corporal adequado, um fator importante na prevenção.
Vanessa explica, ainda, que a prática de exercícios físicos ajuda no fortalecimento do sistema de defesa da pessoa e na redução da inflamação crônica no corpo. Além disso, também pode melhorar a saúde metabólica.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas