Texto: Semcom Foto: Divulgação

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Agustinha Muniz, em Vila Prudêncio, uma estudante do 5º ano tem chamado a atenção pela sensibilidade e talento com as cores. Aos 12 anos, Maria Heloysa Martins Ribeiro transforma sentimentos, ideias e reflexões em arte, pintando telas que retratam sua visão sobre o mundo e sobre temas sociais importantes.
Recentemente, a jovem artista produziu uma tela inspirada no Dia da Consciência Negra, celebrando a cultura afro-brasileira e a importância do respeito e da igualdade. A obra, criada a partir de sua imaginação, representa uma mulher negra africana, com tecidos coloridos e traços marcantes.
“Eu imaginei a mulher e comecei a desenhar. Penso que o Dia da Consciência Negra é um momento para lembrar que todos devem ser respeitados e tratados com carinho. A cor da pele não define ninguém. Todo ser humano é bonito do jeito que é, por dentro e por fora”, contou Maria Heloysa.
O talento da estudante é reconhecido por toda a equipe escolar. De acordo com a diretora Gessineia Mazioli de Brito, a aluna tem se destacado pela sensibilidade e pela maturidade artística. “Ela demonstra um talento nato para o desenho e a pintura, expressando-se com criatividade, harmonia nas cores e atenção aos detalhes. Sua tela sobre a Consciência Negra é uma verdadeira lição de empatia e valorização da diversidade. A Maria inspira colegas e professores com sua dedicação e olhar poético sobre a vida”, afirmou a diretora.
O amor pela arte começou cedo. Segundo a mãe da estudante, Kariny Silva, a filha sempre teve curiosidade e encantamento pelas formas e pelas cores. “Desde os quatro anos, ela se interessava por livros com imagens, gravuras e vídeos sobre pinturas. Tudo o que via, transformava em arte. Já chegou a fazer tinta com plantinhas e barro. Quando está pintando, gosta de silêncio e sempre diz que precisa sentir o que vai fazer. É impressionante a sensibilidade dela”, contou orgulhosa.
Para Maria Heloysa, desenhar e pintar são momentos de paz e liberdade. “Quando eu pinto, sinto uma calma boa, como se estivesse em um lugar tranquilo. É quando minha mente fica livre e posso transformar tudo em arte”, disse.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas