Texto: Thaiz Blunck Foto: Thaynara Oliveira

Antecipando o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), o Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CMETI) Eliezer Batista, em Jardim América, promoveu uma manhã inteira de atividades que destacaram a cultura afro-brasileira, reforçando a importância da valorização da identidade desde a infância.
Um dos destaques foi a grande árvore de Baobá logo na entrada, símbolo de ancestralidade, força e união na cultura africana. Ela foi construída coletivamente, com as próprias crianças ajudando a pintar, colar e montar cada parte.
A professora de Múltiplas Linguagem, Deidiane Martins, foi a responsável pela atividade e contou como os pequenos aproveitaram cada etapa do processo de criação.

"Cada criança participou de sua maneira, pintando, amassando papéis, colando... Durante a culminância, foi um momento de muita alegria, onde elas se reuniram para apreciar o Baobá com o sentimento de orgulho do trabalho construído por todos, com uma vivência rica que valorizou a cultura afro-brasileira e fortaleceu a colaboração e o respeito entre as turmas", disse.
Ao longo da manhã, o pátio também recebeu apresentações. Teve contação de histórias, como “O Cabelo de Amor” e “O Pequeno Príncipe Preto”, que ajudaram os pequenos a refletir sobre autoestima e pertencimento, além de uma atividade de autodeclaração, onde as crianças identificaram a cor da própria pele usando tintas e pintaram pequenas folhas na árvore, criando um painel coletivo.

"Eu faço parte do grupo de Embaixadores para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e nós sabemos do nosso compromisso com práticas educativas antirracistas que promovem respeito, reconhecimento e pertencimento das crianças. O nosso objetivo é fazer com que as crianças valorizem ainda mais a cultura africana e que saibam respeitar as diferenças", disse a professora Brenda da Silva dos Santos Rocha.
O mural de Abayomis, bonecas de pano africanas produzidas pelos próprios estudantes, também chamou a atenção. Além disso, a escola recebeu uma trancista, que fez penteados e conversou sobre a beleza e o significado do cabelo crespo.

Fechando a programação, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Augusta e São João Chrisóstomo, que fazem parte do programa Semearte, visitaram o CMEI e deram um verdadeiro espetáculo de capoeira, encantando os pequenos.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas