Texto: Mariana Santos Foto: Reprodução IA

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Administração (Semad), realizou a quinta eliminação de documentos de 2025 que já cumpriram seu prazo de guarda, conforme previsto na Tabela de Temporalidade Documental. A ação integra o trabalho contínuo de gestão da massa documental do Arquivo Público Municipal.
De acordo com o secretário de Administração, Renan Poton, a iniciativa representa um avanço no município. "Esse trabalho é fundamental para que possamos manter a organização e preservar aquilo que tem valor histórico e administrativo para a Prefeitura. A eliminação de documentos já vencidos garante mais espaço no Arquivo Público, mais agilidade no acesso às informações e contribui para a modernização da gestão pública", destacou Poton.
O procedimento segue normas de arquivo e garante que sejam preservados apenas os documentos que possuem valor administrativo, histórico ou probatório para a Administração Municipal. Já os que perderam sua função podem ser descartados de forma segura e responsável, conforme estabelece a legislação.
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