Texto: Semcom Foto: Divulgação

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marília de Rezende Coutinho, em Santa Cecília, tiveram a oportunidade de aprender, de maneira prática e interativa, sobre cuidados com a saúde no dia a dia. Durante a atividade, realizada na segunda-feira (24), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Seme),os estudantes receberam orientações sobre higiene bucal, a importância da prática regular de atividades físicas desde a infância e sobre uma dieta equilibrada, fatores que contribuem diretamente para uma vida mais saudável. A ação incluiu, ainda, pesagem, medição de altura e avaliação individual relacionada aos hábitos alimentares de cada aluno.
A equipe ainda abordou sobre sustentabilidade e consciência ambiental, por meio de palestra conduzida pela pedagoga e técnica de enfermagem do PSE, Patricia Ferreira. “A atuação da UBS dentro do ambiente escolar é essencial para fortalecer a promoção da saúde, evitar o surgimento de doenças e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. Programas como o Saúde na Escola possibilitam a integração entre equipes da saúde e da educação para realizar atividades preventivas, incluindo vacinação, monitoramento de doenças, orientações sobre saúde bucal e cuidados com o meio ambiente”, explica a palestrante Patrícia.

Para a secretária de Educação, Luzian Belisario, esse tipo de ação pedagógica é extremamente relevante. “Estimular e orientar nossas crianças, de forma divertida e concreta, acerca desses assuntos desde os primeiros anos é fundamental para formar jovens conscientes, responsáveis e comprometidos com sua própria saúde”, destaca.
Além das atividades educativas, os estudantes que possuíam autorização assinada pelos responsáveis, enviadas antes pela escola, puderam receber as vacinas de Gripe, DTP, Influenza, Meningite C, Tetra, VIP e Tríplice Viral. Segundo o secretário de Saúde, Renan Poton, levar as vacinas até às escolas é uma estratégia importante para ampliar o acesso e assegurar mais saúde. “Muitas vezes, os responsáveis não conseguem tempo para levar as crianças às unidades de saúde devido ao horário de trabalho. Por isso, iniciativas como essa são essenciais, pois facilitam o processo e ajudam os pequenos a manterem o cartão de vacina atualizado”, ressalta.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas