Texto: Thaiz Blunck Foto: Thaynara Oliveira / PMC

Um estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar EMEFTI CM Dr. Afonso Schwab, em Jardim América, chamou a atenção durante o Projeto Cultura Maker, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica. Davi Silva Nicchio André, aluno do 8º ano, se destacou pela dedicação, criatividade e rapidez em aprender ferramentas digitais, transformando ideias em modelos tridimensionais com autonomia e facilidade.
O projeto, realizado em parceria com a Vale e a Prefeitura de Cariacica, começou a ser estruturado em 2018, idealizado pelo professor Frederico Pifano de Rezende. Desde então, vem abrindo caminhos para novas formas de aprender, criar e desenvolver habilidades ligadas à tecnologia e à inovação.
Neste ano, duas escolas da rede municipal participam da iniciativa: a EMEFTI CM Dr. Afonso Schwab e a EMEFTI Presidente Castelo Branco. Ao todo, mais de 300 estudantes do ensino fundamental têm acesso a atividades práticas que estimulam o pensamento criativo, o uso de tecnologias digitais e a aprendizagem colaborativa. Ao fim do ciclo, cada escola receberá a doação de uma impressora 3D, ampliando as possibilidades de experimentação em sala de aula.
As escolas participam de dois encontros no Ifes, voltados para inovação e prática, nos quais os alunos conhecem ferramentas como Tinkercad, modelagem 3D e impressão 3D. Foi durante essas atividades que a professora Renata Có e Gomes, da área de Cultura Maker do Ifes, percebeu o potencial de Davi.

“Ele é muito educado, sempre atento às aulas. Quando chegamos na parte de modelagem 3D, ele se destacou ainda mais pela rapidez com que aprendia. Cada vez que participava das oficinas, oferecíamos desenhos mais complexos, e ele estava se desenvolvendo cada vez mais rápido. Percebemos ali um talento a ser desenvolvido”, disse ela.
As oficinas acontecem no Espaço Maker do Ifes Cariacica, um ambiente pensado para estimular criatividade, autoria e resolução de problemas. Todas às segundas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, os estudantes participam de atividades práticas que aproximam tecnologia e aprendizagem.

“Eu já aprendi muitas coisas no projeto Cultura Maker, como o Tinkercard e o Autocard. A experiência aqui tem sido muito boa, eu estou aprendendo muito e gostando de tudo. Depois do 9º ano, eu pretendo vir estudar no Ifes. É o meu sonho”, disse Davi.
O desempenho do estudante impressionou tanto a equipe que os professores decidiram convidá-lo a retornar mais vezes ao projeto para continuar desenvolvendo suas habilidades. O interesse do estudante pelo universo tecnológico cresceu tanto que sua família procurou o Ifes para saber mais sobre o processo seletivo da instituição.
“Nós temos quatro anos de projeto e foi a primeira vez que percebemos um aluno com essa habilidade tão aflorada para esse tipo de desenho. O Davi ele foi uma grande descoberta e um grande talento que descobrimos durante o projeto", afirmou Renata.
A professora Danieli Soares de Oliveira, responsável pela área de desenho técnico e CAD, também ressaltou o impacto do projeto.

"Trabalhamos várias vertentes e vemos que cada uma delas é muito bem aproveitada pelos nossos estudantes. Então eles aprendem, por exemplo, a usar vários softwares computacionais, eles têm acesso a ferramentas, trabalham com tablets, trabalham com modelagem 3D em uma ferramenta gratuita, onde eles também podem utilizar na casa deles e desenvolver seus próprios projetos. Nós vemos um crescimento muito grande deles, tanto na parte de vontade de continuar os estudos, quanto na vontade de crescer profissionalmente. É um projeto para além dos muros", disse ela.
Sobre o Cultura Maker
O projeto é coordenado pelo professor Michel Bruno Taffner e conta com a participação dos professores Daniele Soares, Flávio Marques e Renata Có, além dos bolsistas de graduação Thiago e Maria Eduarda.

O patrocínio da Vale é essencial para a realização das atividades: a empresa garante transporte, lanche e, ao final do ciclo, doa uma impressora 3D para cada escola participante, permitindo que os alunos continuem explorando a inovação após o encerramento das oficinas. A cerimônia de encerramento desta edição acontecerá no dia 10 de dezembro, no auditório do Ifes Cariacica.
“É muito gratificante ver nossos estudantes se destacando em projetos que estimulam criatividade, inovação e novas tecnologias. Iniciativas como essa ampliam o olhar dos alunos para o futuro e mostram que a rede municipal tem talentos que merecem ser reconhecidos", destacou a secretária municipal de Educação, Luzian Belisario.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas