Texto: Thaiz Blunck         Foto: Divulgação

Cariacica disponibiliza ambiente de testes para implantação do novo sistema de notas fiscais

O ambiente de Homologação para testes estará disponível a partir desta quarta-feira (26); ambiente de Produção disponível a partir de 01/01/2026

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Cariacica disponibiliza ambiente de testes para implantação do novo sistema de notas fiscais

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Semfi), dará início à fase de integração ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), conforme estabelecido pela Reforma Tributária e regulamentado pela Lei Complementar nº 214/2025. A nova legislação determina que, a partir de 1º de janeiro de 2026, todos os municípios adotem o modelo unificado de emissão, preparando contribuintes e administrações para a futura implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). 

A cidade optou pelo emissor próprio, garantindo continuidade e facilidade para os prestadores de serviços que já usam o sistema. Todas as notas emitidas serão compartilhadas com o Ambiente Nacional, seguindo a lei e modernizando o processo.
O ambiente de Homologação para testes estará disponível a partir desta quarta-feira (26). Nesse ambiente, empresas e contribuintes poderão testar o sistema antes da obrigatoriedade e as notas geradas não terão valor fiscal, servindo apenas para verificação técnica.

A emissão obrigatória em Produção ocorrerá em 01/01/2026, garantindo que todos estejam preparados para o padrão nacional. Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), nada muda: a emissão continuará sendo realizada exclusivamente pelo emissor nacional, como já ocorre desde 2023.

“Sabemos que mudanças sempre trazem desafios, mas essa foi a opção com menor impacto entre as disponíveis, permitindo mais tempo de adaptação para o contribuinte. Permanecemos à disposição para oferecer suporte durante a transição, assegurando uma implementação organizada, estável e alinhada às diretrizes do padrão nacional”, explicou o Secretário Municipal de Finanças, Carlos Renato Martins.

Ambiente técnico para fornecedores de software

A adoção do padrão nacional exige que sistemas utilizados pelos contribuintes estejam preparados para integração via APIs. Por isso, a Prefeitura orienta que empresas e profissionais de tecnologia iniciem as adequações imediatamente. Já estão disponíveis materiais técnicos, layouts, especificações e ambientes de teste, garantindo que as equipes de TI tenham tempo hábil para adaptar seus sistemas antes da obrigatoriedade.

Durante o período de transição, as adaptações realizadas pelos contribuintes e pelas empresas de tecnologia deverão ocorrer exclusivamente no ambiente de Homologação, destinado apenas a testes. As notas fiscais geradas nesse ambiente não possuem valor fiscal, servindo unicamente para validação técnica das integrações com o padrão nacional.

Ainda, é importante reforçar que a emissão de NFS-e por meio de arquivo texto (.txt) será descontinuada. O modelo de importação via arquivo texto não será mais aceito, em conformidade com o novo padrão nacional. A partir da transição, será permitido apenas emitir as notas manualmente pelo sistema ou via WebService utilizando a estrutura em XML, garantindo maior padronização, segurança e integridade das informações

 

Atendimento NFe / ISSQN

A troca de mensagens entre o Web Service e o sistema do contribuinte deve seguir o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol), com as seguintes especificações:

  • · Padrão: SOAP
  • · Mensagens: Troca de mensagens XML
  • · Estilo: Document/Literal
  • · Descrição: O WSDL (Web Service Description Language) é utilizado para descrever os serviços disponíveis.

 

Para empresas ou pessoas físicas que emitem notas fiscais manualmente pelo site da Prefeitura

Já está disponível o novo ambiente de testes para emissão de NFS-e, em conformidade com a Reforma Tributária. Os contribuintes podem acessar o sistema e realizar emissões de teste, sem valor fiscal, exclusivamente para validação.

 

Acesso ao ambiente de testes:

https://homologtributacao.cariacica.es.gov.br/tbw/loginCNPJContribuinte.jsp?naosoucadastrado=true&execobj=ContribuintesWebRelacionados

Dados para teste:

  • Usuário (CNPJ): 27.150.549/0001-19
  • Senha: 1234
  • Inscrição Municipal para teste: 114292

Dúvidas:

  • (27) 3354-5872 – somente ligações
  • (27) 98817-5910
  • (27) 98148-0314

Endereços de serviço (Ambiente de Homologação)

Para os testes e integração em ambiente produção, os seguintes serviços devem ser utilizados:

 

CANAL DE DÚVIDAS
Para suporte técnico e esclarecimento de dúvidas relacionadas à integração ou emissão da NFS-e:

  • Telefone/Chatbot: (11) 4652-7170
  • E-mail: [email protected]
  • Coordenação de Tributos de Movimentação Econômica/ orientação de emissão de NFe: (27) 3354-5872
  • E-mail: [email protected]

A equipe técnica está disponível para auxiliar contribuintes e empresas de tecnologia durante todo o processo de adequação.

 

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape