Texto: Mariana Santos         Foto: Cláudio Postay

Dia D mobiliza mais de 120 trabalhadores em grande operação contra a dengue e roedores em Campo Verde

O mutirão foi intersetorial, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Semsep)

sábado, 06 de dezembro de 2025

Dia D mobiliza mais de 120 trabalhadores em grande operação contra a dengue e roedores em Campo Verde

A Prefeitura realizou, neste sábado (6), uma das maiores ações de enfrentamento à dengue. A atividade integrou o Dia D Estadual de Mobilização contra a Dengue, promovido em todos os municípios do Espírito Santo, e reuniu, no bairro Campo Verde, mais de 120 trabalhadores entre agentes de endemias, equipes de limpeza, fiscalização e demais profissionais.

A mobilização aconteceu das 7h às 13h e contou com um mutirão intersetorial envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Semsep).

Entre as autoridades presentes estavam o subsecretário municipal de Saúde, Paulo César Reblin, o subsecretário estadual de Saúde, Orlei Cardoso, o superintende do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, o subsecretário municipal de Administração Guilherme Hecher, entre trabalhadores e outros representantes.

Durante a operação, foram tratadas 180 bocas de lobo com aplicação de produtos específicos, além da aplicação de larvicida nos canais da região, panfletagem educativa, orientação direta aos moradores e visitas domiciliares eliminação de possíveis focos do mosquito.

A Semserv atuou com nove caçambas, duas retroescavadeiras e equipe completa de limpeza urbana, reforçando a remoção de entulhos e materiais que podem acumular água.

A ação em Campo Verde faz parte de uma grande força-tarefa que já percorreu diversas regiões. "O Dia D reforça um cuidado que precisa acontecer o ano inteiro. A dengue é séria e cada foco eliminado pode evitar que alguém adoeça. Por isso, levamos nossas equipes para orientar de perto e ajudar os moradores. Cuidar da cidade é um esforço de todos nós”, disse o secretário de Saúde do município, Renan Poton.

A moradora Sirleia Bernardes contou que a família mantém cuidados constantes para evitar o mosquito. “A gente tenta se organizar para que não venha o mosquito da dengue. Sabemos que ele é pequeno, mas é perigoso. Meu esposo cuida bastante. Colocamos cimento para não acumular água. Procuro manter tudo limpo”, contou. 

Já o morador Marcelo Alexandre destacou a gravidade da doença. “A gente cuida bastante, limpa o que dá para limpar. A dengue é muito séria, eu já quase morri por causa dela. Por isso gosto de conservar tudo limpo. É muito sério”, lembrou. 

Segundo a Semus, o entorno do bairro também já recebeu ações intensificadas, como os bairros Planeta, Bubu, Santo Antônio, Santa Luzia e Porto de Cariacica. Cerca de 90% do município já passou pelas ações de prevenção e bloqueio da dengue.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape