Texto: Semcom Foto: Jackeline Gomes

A turma pioneira do curso Artesã em Biojoias, do Programa Mulheres Mil, iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerrou um ciclo de aprendizado na tarde da última quarta-feira (10) com a formatura no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica. Voltado para mulheres cadastradas no CadÚnico, o curso oferece qualificação profissional e novas oportunidades de geração de renda por meio da produção de biojoias, peças confeccionadas com sementes, fibras, madeira, ossos e outros materiais da biodiversidade brasileira.
A capacitação teve duração de quatro meses e, para ajudar as participantes a frequentarem as aulas, foi oferecida uma ajuda de custo. Para muitas formandas, como a Fabiana Nascimento, o curso, além de ensinar uma nova técnica, representa também um caminho para a autonomia financeira e o fortalecimento pessoal. Ela conheceu a oportunidade por indicação da filha e se sentiu realizada ao participar da formatura.
"Eu estava sem trabalho, então percebi que seria uma oportunidade para fazer algo por mim. Aqui fiz amigas, aprendi uma profissão e encontrei uma nova fonte de renda”, disse. A secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio, destacou a importância do curso para a autonomia das mulheres, o fortalecimento da rede de apoio e a promoção da inclusão social.
“Essa iniciativa representa o reconhecimento do talento e da capacidade dessas mulheres, oferecendo oportunidades reais de geração de renda, autonomia financeira e empoderamento pessoal. É uma alegria ver como ações como esta contribuem para fortalecer a autoestima, a solidariedade entre as participantes e o compromisso da nossa gestão em criar políticas públicas que transformam vidas. Queremos que cada mulher saia mais confiante, preparada e inspirada para construir seu próprio caminho”, afirmou Danyelle.
A coordenadora do curso, Maria José Correia, destacou a importância da qualificação para as participantes: “É muito emocionante ver a conclusão deste curso e perceber quantas mulheres estão saindo daqui com novas possibilidades. A biojoia não é apenas um artesanato, é uma porta de entrada para independência financeira, autonomia e autoconfiança. Ver cada uma avançando, acreditando no próprio potencial, é a maior recompensa deste trabalho”, destacou.
Já a coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil no Ifes, Andressa Freire Ramos Couto, explicou sobre o impacto da iniciativa e a escolha do curso ofertado: “O Programa Mulheres Mil foi relançado em 2023 e, desde então, mais de 30 mil mulheres tiveram a oportunidade de desenvolver uma nova profissão. Esse é o nosso grande objetivo", destacou.
Quem também ressaltou a relevância da parceria e o significado da formatura foi a diretora-geral do Ifes Cariacica, Josélia Barcelos: “Hoje é um dia muito importante e muito feliz! É um orgulho imenso ver essas mulheres produzindo, se reconhecendo, sendo donas de si. Foi muito especial receber cada uma delas aqui. Elas nos ensinaram muito mais e esperamos que esse conhecimento reverbere na vida de todas" concluiu.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas