Texto: Semcom Foto: Claudio Postay

Manter a cidade limpa e organizada é uma das atenções dadas pelas equipes da Secretaria de Serviços (Semserv) diariamente. Além da limpeza de rotina, Cariacica hoje tem uma variedade de opções para o descarte correto do lixo. Lixeiras subterrâneas para a coleta em diferentes pontos do município, além da coleta seletiva ativa em mais de 100 pontos, incluindo escolas, empresas, condomínios e ruas.
As lixeiras subterrâneas funcionam por meio de um sistema com contêineres instalados abaixo do nível da rua. Na superfície, há uma abertura que simula a estrutura de uma lixeira comum em que os moradores depositam os resíduos. Quando a lixeira atinge sua capacidade máxima, uma equipe realiza a coleta com auxílio de um guindaste hidráulico. E para usar é fácil e prático: basta ir até um dos oito pontos do município onde há a lixeira, abrir a tampa, descartar o lixo e fechar o recipiente. Não tem segredo!
Esses contêineres são alocados dentro de cubas de concreto impermeáveis, que evitam vazamentos, maus odores e o acesso de insetos ou animais. "Além disso, como os resíduos ficam protegidos no subsolo, não há risco de que se espalhem durante chuvas intensas, o que ajuda a prevenir alagamentos e o entupimento de bueiros e redes de drenagem", afirmou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.
Mais do que um recurso moderno, que facilita a vida dos munícipes, as lixeiras subterrâneas também contribuem para a preservação do meio ambiente, oferecendo diversas vantagens em relação às lixeiras tradicionais. Elas ajudam a reduzir a poluição visual e do solo, controlar odores desagradáveis, minimizar a proliferação de pragas e vetores, além de otimizar a coleta de resíduos.
As lixeiras subterrâneas podem ser encontradas em três pontos do Polo Gastronômico, em Vila Palestina; em três na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande; em um ponto na praça de Nova Rosa da Penha e um no Complexo Esportivo Hugo Viola, em Jardim América.
Coleta seletiva
Além da coleta diária de lixo, feita pelas equipes da Secretaria de Serviços, Cariacica intensifica os esforços para manter a cidade limpa com uma coleta seletiva ativa em mais de 100 pontos, incluindo escolas, empresas, condomínios e ruas. Nesses locais, os moradores podem descartar materiais recicláveis de forma segura e sustentável.
Para facilitar o descarte consciente, também foram instalados 18 ecopostos em bairros como Bela Aurora, Dom Bosco, Novo Brasil, Cariacica-Sede, Santana, Sotelândia, Vila Capixaba, Campo Grande, entre outros. O material recolhido nesses pontos é encaminhado para duas associações, a Acamarp e a Flexvida, que fazem a separação e reaproveitamento dos resíduos.
Além disso, a cidade conta com mais de 50 caixas metálicas distribuídas em diversos bairros, onde moradores podem fazer a entrega voluntária de pequenas quantidades de entulho. Com capacidade de até sete toneladas, essas caixas são de uso livre e visam coibir o descarte em locais inadequados.
O recolhimento dos resíduos segue um cronograma variado, definido pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv).
Coleta de vidros
A Prefeitura também ampliou os pontos de coleta para reciclagem de garrafas de vidro no município. Agora, as praças de Cariacica-Sede e Nova Esperança II passam a contar com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), oferecendo à população mais opções para o descarte correto do material. O polo gastronômico também recebeu uma nova estrutura e passa a ter dois pontos disponíveis.
Descarte irregular é crime ambiental
Poucos sabem, mas o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental, conforme determina a Lei Federal nº 9.605/1998. Além de comprometer a saúde pública e o meio ambiente, prejudica também a qualidade de vida dos moradores.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas