Texto: Gabriela Singular         Foto: Divulgação | PMC

Dia Nacional da Mulher Cigana é comemorado com oficina de costura e empreendedorismo em Cariacica

A ação marca o começo do projeto “Autonomia Calin com mulheres ciganas tradicionais”, que seguirá até maio.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Dia Nacional da Mulher Cigana é comemorado com oficina de costura e empreendedorismo em Cariacica

Nesta sexta-feira (16), em alusão ao Dia Nacional da Mulher Cigana, um grupo de 20 mulheres da etnia Calon, residentes no acampamento de Campo Verde, em Cariacica, deu início a uma jornada de capacitação. Elas participaram de uma oficina de costura criativa e mentoria de fortalecimento empreendedor, promovida pelo Instituto Casa Lilás, em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SEMDH) e da Secretaria Municipal de Educação (Seme). 

A ação marca o começo do projeto “Autonomia Calin com mulheres ciganas tradicionais”, que seguirá até maio. A iniciativa oferece um suporte integral que une cuidado e formação, incluindo oficinas de cerâmica, mentorias e atendimentos psicológicos voltados tanto para as mulheres quanto para seus filhos.

E uma das beneficiadas pelo projeto é Ana Paula Soares, de 30 anos. Mãe de três filhos e moradora do acampamento em Campo Verde, ela vê na iniciativa uma oportunidade de gerar renda e preservar sua cultura. “Essa oficina vai ser muito boa para a gente. Vamos produzir nossas próprias vestimentas, confeccionar bonecas ciganas e aprender coisas novas”, comemora Ana Paula.

Segundo a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento, o apoio à comunidade cigana vai além da capacitação técnica, focando no desenvolvimento humano e social das participantes. "Nosso trabalho é pautado pela inclusão. Integrar as secretarias para oferecer suporte psicológico, mentoria e capacitação profissional para essas mulheres é um passo fundamental para reduzir vulnerabilidades", afirmou a secretária.

Representatividade

O Brasil ocupa a terceira posição mundial em população cigana, atrás apenas da Romênia e dos Estados Unidos. Apesar da presença histórica, foi somente em 2024 que o Governo Federal lançou o primeiro Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, um marco na luta por direitos dessa comunidade.

No Espírito Santo, a presença cigana é expressiva: dados da Associação Internacional Maylê Sara Kali (Amsk) indicam que cerca de 25 municípios capixabas possuem acampamentos Calons.

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape