Texto: Gabriela Singular Foto: Divulgação | PMC

Nesta sexta-feira (16), em alusão ao Dia Nacional da Mulher Cigana, um grupo de 20 mulheres da etnia Calon, residentes no acampamento de Campo Verde, em Cariacica, deu início a uma jornada de capacitação. Elas participaram de uma oficina de costura criativa e mentoria de fortalecimento empreendedor, promovida pelo Instituto Casa Lilás, em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SEMDH) e da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A ação marca o começo do projeto “Autonomia Calin com mulheres ciganas tradicionais”, que seguirá até maio. A iniciativa oferece um suporte integral que une cuidado e formação, incluindo oficinas de cerâmica, mentorias e atendimentos psicológicos voltados tanto para as mulheres quanto para seus filhos.
E uma das beneficiadas pelo projeto é Ana Paula Soares, de 30 anos. Mãe de três filhos e moradora do acampamento em Campo Verde, ela vê na iniciativa uma oportunidade de gerar renda e preservar sua cultura. “Essa oficina vai ser muito boa para a gente. Vamos produzir nossas próprias vestimentas, confeccionar bonecas ciganas e aprender coisas novas”, comemora Ana Paula.
Segundo a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento, o apoio à comunidade cigana vai além da capacitação técnica, focando no desenvolvimento humano e social das participantes. "Nosso trabalho é pautado pela inclusão. Integrar as secretarias para oferecer suporte psicológico, mentoria e capacitação profissional para essas mulheres é um passo fundamental para reduzir vulnerabilidades", afirmou a secretária.

Representatividade
O Brasil ocupa a terceira posição mundial em população cigana, atrás apenas da Romênia e dos Estados Unidos. Apesar da presença histórica, foi somente em 2024 que o Governo Federal lançou o primeiro Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, um marco na luta por direitos dessa comunidade.
No Espírito Santo, a presença cigana é expressiva: dados da Associação Internacional Maylê Sara Kali (Amsk) indicam que cerca de 25 municípios capixabas possuem acampamentos Calons.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas