Texto: Vinícius Nascimento         Foto: Banco de imagens

Vigilância Sanitária de Cariacica alerta para riscos à saúde em piscinas sem manutenção adequada

Uso correto de produtos, monitoramento da água e responsabilidade técnica são essenciais para evitar doenças e acidentes

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Vigilância Sanitária de Cariacica alerta para riscos à saúde em piscinas sem manutenção adequada

Mergulhar em uma piscina é um dos grandes prazeres do verão, mas a diversão só é segura quando a água recebe o tratamento adequado. A Vigilância Sanitária de Cariacica alerta proprietários, gestores e usuários sobre os riscos à saúde causados pela manutenção incorreta, que pode resultar em doenças como diarreia, micoses e conjuntivite.

A manutenção das piscinas é uma responsabilidade legal e sanitária do proprietário ou gestor. A higienização deve ser feita apenas com produtos saneantes registrados na Anvisa, respeitando a dosagem indicada pelo fabricante. O uso inadequado ou de produtos sem procedência pode causar irritações na pele, nos olhos e outros danos à saúde.

“A água da piscina precisa estar dentro dos padrões de segurança. O monitoramento diário de pH e cloro livre é fundamental para garantir a saúde dos usuários”, destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, Renata Brega.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Cariacica, o controle da qualidade da água deve ser contínuo. Em piscinas de uso coletivo, como clubes, academias, escolas e hotéis, é obrigatória a presença de um Responsável Técnico (RT), profissional da área de Química registrado no Conselho Regional de Química (CRQ),e que faz o manuseio correto dos produtos.

A Vigilância também alerta que as empresas devem manter registros dos testes e procedimentos de higienização para fins de fiscalização. Essa documentação comprova que o tratamento da água segue critérios técnicos e científicos e não apenas avaliações visuais.

Os usuários podem identificar sinais de alerta observando a aparência da água. Ela deve ser cristalina e sem cheiro forte de cloro, que indica a presença de cloraminas e a necessidade de tratamento imediato. Tomar ducha antes de entrar na piscina ajuda a preservar a qualidade da água. Casos suspeitos podem ser denunciados à Ouvidoria Municipal no telefone 162.

 

Palácio Municipal

Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900 

Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas

CNPJ: 27.150.549/0001-19

Centro Administrativo

Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas

Copyright © Prefeitura Municipal de Cariacica. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape