Professores serão treinados para identificar casos de violência doméstica
Por Analine Izoton, postado em 19/08/2014
Fotos Semco
Nem sempre o baixo rendimento de um aluno na escola é de inteira responsabilidade dele. Algumas vezes, é o reflexo de problemas envolvendo violência doméstica. Com esta concepção, a Gerência dos Direitos da Mulher (Gedim) realiza o I Seminário sobre a Lei Maria da Penha para os Profissionais da Rede de Ensino, nesta quarta-feira (20), das 18h30 às 21h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itaquari. O evento é voltado para professores, pedagogos e interessados no tema.
Segundo a assistente social da Gedim, Franceilla Dias, esta é uma forma de ampliar o trabalho de prevenção e combate ao abuso contra a mulher. "Buscamos com a capacitação ajudar os professores a identificarem no âmbito escolar a existência do conflito na família do aluno. Percebendo o problema, o professor é orientado a acionar o Conselho Tutelar para que o órgão faça a conversa inicial com a mãe. Caso seja constatado o abuso, a vítima será encaminhada à nossa gerência", explicou Franceilla.
Uma criança que enfrenta problemas em casa têm rendimento escolar baixo, pode desenvolver déficit de atenção, tornar-se agressiva, entre outras mudanças de comportamento. Todas essas características podem indicar um sinal de alerta de que é hora de acionar o Conselho Tutelar.
Programação
O assunto será discutido com as participações da procuradora Catarina Cecin Gazele, que é também coordenadora estadual do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica (NEVID) do Ministério Público do Espírito Santo, a integrante do Movimento de Mulheres do Espírito Santo, Laudicéia Schuaba, e a coordenadora de Políticas para Mulheres de Vila Velha, a psicóloga Elaine Bonorino.
"A procuradora enfocará as questões da Lei Maria da Penha. Enquanto Laudicéia irá expor as políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra mulher no Estado. Já a Elaine orientará os professores a identificar na sala de aula os sinais que o aluno está presenciando agressões na família", pontuou Franceilla.
A ação está prevista no Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que tem como proposta contribuir para a redução dos índices de violência, garantindo uma vida melhor, mais segura e digna para as mulheres. O trabalho é realizado por meio da participação das diversas áreas, tais como: saúde, educação, segurança pública, assistência social, justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, direitos humanos e outros, por meio da ação conjunta entre União, Estado e municípios.
Serviço:
I Seminário sobre a Lei Maria da Penha para os Profissionais da Rede de Ensino
Quando: quarta (20), às 18h30
Onde: auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua da Lage, 13, Itaquari.
Informações: 3226-5488 (Gedim)
Entrada franca.