Empreendedores individuais de Tabajara são capacitados para gerir seus negócios
Por Marketing, postado em 16/07/2013
O perfil de comerciantes e empreendedores individuais do município é, em sua maioria, composto por de varejistas e salões de beleza. Mas, em Tabajara, o que se destaca é o ramo de prestação de serviços, com pedreiros, eletricistas e pintores, junto a revendedores porta a porta de diversos produtos.
Para atender e qualificar esse nicho de mercado, o Comércio Total, projeto que visa a garantir longevidade e competitividade aos pequenos negócios, está no bairro até esta sexta-feira (19). Gestão de pessoas, vendas e atendimento, formação de preço de estoque e crédito para sua empresa são algumas das palestras que ainda serão ministradas. A aula inaugural foi “Como Melhorar seu Negócio”, na noite desta segunda-feira (15).
A iniciativa é da Prefeitura de Cariacica, por meio da Casa do Empreendedor, em parceria com o Governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo, segundo o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Ademar Brumatti, é a valorização das pessoas.
“Parabéns a todos vocês que procuraram esta oficina de hoje. Trabalhamos para dar condições de transformarem, por meio do seu próprio trabalho, o sonho de vocês em realidade. Por isso, ver esta sala cheia de gente querendo aprender, enche a mim e a equipe da secretaria de orgulho”, disse o secretário.
O prefeito Geraldo Luzia Júnior também se dirigiu aos alunos antes do começo das aulas, logo após o café de boas vindas. Ele ressaltou a importância das parcerias para implementação de serviços na cidade.
“Esta é a melhor forma de mudarmos o rumo da cidade. Valorizando as pessoas, dando chance de mudarem os rumos de sua vida, isso é dar qualidade de vida. Mas não poderíamos nunca fazer isso sozinhos. Precisamos muito dos nossos parceiros e aqui, como em vários outros cursos, como o Pronatec, ou o Universidade para Todos, temos essa mão que nos ajuda. Agradeço a cada um deles que hoje nos possibilitam oferecer essa oportunidade a vocês”, afirmou o prefeito.
Os cursos, gratuitos, estão sendo ministrados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Lourdes Poyares, na rua 1, em Tabajara. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Elas podem ser feitas na hora. Para se inscrever, basta procurar a gerência de Fomento às Micro e Pequenas Empresas (MPE), na Casa do Empreendedor, ou pelo telefone 3346-6371.
Aula inaugural
O sucesso de inscritos mostra o desejo de ver seu negócio próprio dar certo. Ao todo 89 pessoas compareceram ao primeiro dia de palestras do Comércio Total. Entre os alunos, Neirevan Louzada, dona de uma loja de calçados no bairro.
Ela estava ansiosa para aprender um pouco mais sobre como melhorar seu negócio, tema da palestra inicial. “Sempre desejo melhorar no meu ramo. Claro que procuramos ter um lucro maior, mas sei que só teremos sucesso tratando bem os clientes e buscando qualificação”, afirmou a comerciante.
Outro empreendedor local, que é cliente de carteirinha dos cursos, é o padeiro aposentado Aguinelo Fernandes da Vitória. Depois de trabalhar vários anos em padarias da Grande Vitória, agora faz seus pães caseiros como meio de agregar renda para a família.
“Faço meus pães lá em casa. Não são tantos quantos eu fazia na época de padeiro, mas faço por encomenda, no meu forno pequeno mesmo. Hoje vim porque me ligaram dizendo que haveria essa oficina, onde eu poderia aprender a aumentar o número de clientes”, afirmou o padeiro.
SERVIÇO
Projeto Comércio Total
Quando: até sexta-feira (19), com aulas a partir das 19h
Cursos oferecidos:
- Terça-feira (16)
Gestão de Pessoas - 19h às 20h15
Vendas e Atendimento - 20h15 às 21h30
- Quarta-feira (17)
Controles Financeiros para o Varejo e Serviços - 19h às 20h15
Formação do Preço de Venda - 20h15 às 21h30
- Quinta-feira (18)
Automação Comercial e ECF - 19h às 20h15
Gestão de Estoques - 20h15 às 21h30
- Sexta-feira (19)
Crédito para a sua Empresa - 19h às 20h15
Visual da Loja - 20h15 às 21h30
Inscrições gratuitas.
Mais informações: 3346-6371.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira