Separe o lixo reciclável: coleta especial já acontece em cinco bairros da cidade
Por Marketing, postado em 15/07/2013
Atualmente, Cariacica conta com coleta seletiva em cinco dos 100 bairros que compõem o município. São: Vila Capixaba, Caramuru, Nova Canaã, Flexal I e Flexal II. Neles, são recolhidas 6,1 toneladas de material reciclável por mês para reaproveitamento. Mas esse número poderia chegar a mais de 10 toneladas mensais se os moradores participassem mais. Há quase um mês do lançamento da coleta seletiva em Nova Canaã e Flexal I e II, a empresa responsável pelo recolhimento, a Marca Ambiental, identificou a baixa adesão dos moradores ao projeto. Essas três comunidades geram, juntas, aproximadamente 10 toneladas de lixo reciclável por semana. A maioria não é separada pelos moradores e é colocada para ser retirada misturada ao lixo comum.
A previsão inicial da Marca Ambiental era coletar 1,4 tonelada desse total de 10 toneladas produzidas semanalmente em Nova Canaã, Flexal I e Flexal II. Porém, apenas 150 quilos, em média, foram recolhidos em cada passagem do caminhão coletor até agora. A empresa identificou que o serviço ainda é desconhecido de grande parte dos moradores, o que pode explicar a situação. Para tentar reverter esse quadro, o gerente de Contratos Públicos da Marca Ambiental, Guilherme Bastazini Guerra, reuniu-se com a secretária de Comunicação de Cariacica, Emanuela Lobato, na manhã desta segunda-feira (15), para traçar um plano de divulgação.
Ficou estabelecido que o município colocará carros de som passando nas ruas das comunidades, informando dia e horário de coleta dos lixos comum e reciclável, que são diferentes. Já a Marca Ambiental e a secretaria de Serviços e Trânsito de Cariacica (Semset) promoverão reuniões com lideranças comunitárias e religiosas, e funcionários das escolas e das unidades de saúde desses bairros para que sejam parceiros na divulgação do serviço. A previsão é que as medidas comecem a ser postas em prática ainda esta semana.
Coleta seletiva
Em Nova Canaã, Flexal I e Flexal II, a coleta seletiva é feita uma vez por semana: sempre na quinta-feira, a partir das 17h. O material recolhido tem como destino a Associação de Catadores FlexVida, de Nova Canaã, e a Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarp), de Nova Rosa da Penha. Para o lixo úmido, ou não separado, o caminhão de recolhimento continua passando normalmente, nos dias já conhecidos pelos moradores: terças e quintas-feiras e sábados, a partir das 7h. No bairro Caramuru, o recolhimento do lixo reciclável acontece toda quinta-feira; e, em Vila Capixaba, nas quartas-feiras. Nos dois casos, também a partir das 17h.
Nos dias de coleta seletiva, o caminhão da Marca Ambiental passa nas comunidades atendidas pelo programa recolhendo apenas papel, vidro, plástico e metal, entre outros materiais descartados, desde que não sejam lixo úmido, composto basicamente por material orgânico e que não serve para reciclagem.
Cariacica Recicla
O Programa Cariacica Recicla foi criado em 2008 e tem como objetivo principal a separação dos resíduos em sua origem: residências, comércios, indústrias e outros, além de maximizar a reciclagem, gerar emprego e renda, dispor os resíduos gerados adequadamente e cumprir a legislação e as normas aplicáveis. Hoje, todo o material reciclável recolhido no município é encaminhado para associações de catadores.
Serviço
Coleta seletiva em Cariacica
- Nova Canaã, Flexal I e Flexal II
Coleta: toda quinta-feira, a partir das 17h
- Caramuru
Coleta: toda quinta-feira, a partir das 17h
- Vila Capixaba
Coleta: toda quarta-feira, a partir das 17h
Saiba mais:
Recicláveis: papel (jornal, revista, caderno, papelão); plástico (sacola, embalagem, plástico filme, copo descartável, garrafa PET); metal (lata, alumínio); vidro (garrafa, embalagem, copo); além de outros, como borracha e isopor.
Não recicláveis: restos de alimentos (restos de vegetais e frutas); papel higiênico; guardanapo; papel toalha; papel alumínio; papel de fax; carbono; etiqueta, papel fotográfico; fita crepe; folhagem; cinzas, CD, papel de bala e goma de mascar.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira