Dia do Homem: data alerta para a importância de cuidado com a saúde
Por Marketing, postado em 15/07/2013
O Dia Internacional do Homem é comemorado nesta segunda-feira (15). Em Cariacica, 1926 servidores são do sexo masculino. Apesar de ocuparem pouco mais de 25% das 7439 vagas, assumem o posto mais alto da maioria das pastas, que é o cargo de secretário municipal. Das 21 secretarias, 19 são comandadas por homens.
O economista e especialista em Orçamento Público, Josenito Daniel Lemos, é um dos servidores do Palácio Municipal com mais tempo de casa. São 42 anos de dedicação. Ele começou como fiscal de obras, quando fazia o curso técnico em contabilidade, em 1971. Em seguida, foi trabalhar no setor de finanças. Depois de passar pela gerência do Fundo Municipal de Saúde, ser secretário de Assuntos Tributários e atuar ainda em outros setores, atualmente está na secretaria de Planejamento.
Como a data, no Brasil, tem como objetivo principal estimular o cuidados deles com a própria saúde, Lemos conta que faz sua parte. “Faço meus exames preventivos e exercícios físicos, cuido de mim”, dá o exemplo.
Assim como ele, os moradores de Cariacica devem ficar atentos aos cuidados com a própria saúde. A Prefeitura oferece atendimento com clínico geral e encaminhamento para especialista que, dependendo do caso, é oferecido pela própria rede municipal.
Dia Internacional do Homem
A data foi criada pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e passou a ser comemorada em 1999, em Trinidad e Tobago. A iniciativa contou com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Em outros países, o Dia do Homem é comemorado no dia 19 de novembro.
Saúde do homem
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado às mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o acidente vascular cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata também está entre as causas mais frequentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006, segundo o instituto.
Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.
Veja abaixo algumas dicas para ter uma vida mais saudável e procure pelo atendimento especializado nas unidades de saúde municipais.
Dicas para uma vida mais saudável
- É grande a incidência de acidentes no trânsito envolvendo homens jovens. Por isso, não dirija se tiver ingerido bebida alcoólica e evite caronas ao perceber que o motorista está alcoolizado.
- Pratique exercícios físicos, regularmente. A atividade física realizada desde a juventude previne o organismo do risco de vários problemas à saúde.
- A medição periódica da pressão arterial detecta a hipertensão arterial, evitando, desta maneira, possíveis complicações, como derrame, infarto, problemas renais, aneurismas, entre outros.
- Use sempre camisinha. Previna-se de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tais como Aids, sífilis, gonorreia.
- Previna-se da osteoporose. Insira alimentos ricos em cálcio na sua dieta e se exponha ao sol todos os dias, de 10 a 15 minutos, antes das 10h e após as 16h, para fixar e ativar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio no organismo.
- Faça refeições balanceadas. Uma dieta rica em alimentos saudáveis contribui para uma melhor qualidade de vida e previne contra a obesidade.
- A partir dos 40 anos, recomenda-se fazer, anualmente, o exame de próstata com um urologista.
- Monitore, anualmente, a dosagem sanguínea do colesterol, triglicérides e glicose.
- Após os 50 anos, mesmo aqueles que nunca fizeram o uso de óculos ou lentes de contato, é recomendável ir ao oftalmologista, anualmente, para prevenir a incidência de glaucoma.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Brunella França
Com informações do Ministério da Saúde