Metodologia do PPA Cidadão desperta interesse de gestores de outros municípios

O representante da Prefeitura de Aracruz, Felipe Salles, veio conhecer a metodologia do PPA Cidadão.FOTO: Semco/Lucas Calazans

O representante da Prefeitura de Aracruz, Felipe Salles, veio conhecer a metodologia do PPA Cidadão.FOTO: Semco/Lucas Calazans


O novo instrumento de elaboração do Plano Plurianal, o PPA Cidadão, tem despertado o interesse de gestores de outros municípios. Na manhã desta quarta-feira (10), o secretário de Planejamento, Juarez Fernandes, recebeu o representante da Prefeitura Municipal de Aracruz, Felipe Salles, que veio conhecer os procedimentos para a construção do planejamento para a cidade em conjunto com a população, além de buscar mais informações sobre o orçamento participativo.


No encontro, Fernandes, juntamente com o gerente de Orçamento Participativo (OP) da Semplan, Eberton Pereira de Oliveira, explanaram as metodologias adotadas para a execução do PPA Cidadão, que é um instrumento legal, orientador e determinante para as políticas de investimento do Poder Executivo. “A primeira etapa foi a apresentação do PPA. Depois aconteceram as plenárias temáticas, visando à contribuição da sociedade. Neste momento, percebemos que, quando nos reunimos com a população, muitas ideias boas para o município surgem,” afirmou o secretário.


Felipe Salles apresentou a realidade de Aracruz e o interesse em implantar o novo modelo de Cariacica para seu município. “Estamos discutindo na cidade uma nova metodologia para o OP. Por isso, pesquisávamos os métodos utilizados nas demais prefeituras e encontramos o novo modelo da Prefeitura de Cariacica. É um exemplo inovador, com uma boa metodologia. Queremos beber dessa fonte,” disse.


Sobre o orçamento participativo, o secretário Juarez Fernandes pontuou algumas medidas que serão adotadas pela nova gestão, a fim de evitar atrasos nas obras solicitadas pelos moradores. O projeto ainda está em fase de ajustes pela Semplan. “Vamos utilizar o Orçamento Cidadão Mais Participativo. Considerando que o indivíduo tem direitos e deveres e, portanto, precisa fazer sua parte e contribuir com as melhorias da cidade, por exemplo, não jogar lixo em vias públicas”.


Ele também indicou como aumentar a participação popular. “Viabilizar a participação dos moradores e não apenas do líder comunitário, por meio de pesquisa que aponte as principais reivindicações da comunidade. Depois os dados coletados são enviados às lideranças comunitárias para, em conjunto com os moradores, elegerem as prioridades para a região,” explicou.


PPA Cidadão


O PPA é uma ferramenta de planejamento para administração pública. Nele, encontram-se os programas, projetos e metas a serem alcançados a partir do segundo ano de gestão até o primeiro ano do mandato seguinte.


O PPA Cidadão visa a ampliar o diálogo com os vários setores da sociedade. Para isso, foram realizadas plenárias temáticas com o objetivo de discutir as políticas públicas do município com a participação da sociedade civil, organizações sociais, conselhos municipais, empresários, igrejas e poder público. As propostas indicadas nas plenárias servirão como subsídios para as secretarias elaborarem os programas, projetos e ações para os próximos quatro anos.



Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista Responsável: Brunella França