PPA Cidadão: plenárias temáticas indicam ações para o planejamento da cidade
Por Marketing, postado em 05/07/2013

As sugestões propostas durante as plenárias contribuirão para o desenvolvimento do Plano Plurianual 2014-2017.FOTO: Semco/Claudio Postay
Um ambiente amigável com debates importantes entre sociedade civil, movimentos organizados e autoridades municipais. Este é o retrato das plenárias temáticas de discussão do Planejamento Plurianual Cidadão, o PPA, instrumento que propõe ampliar a participação popular na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Cidade de 2014-2017. Durante os três dias de encontro, 171 pessoas compareceram ao auditório do Palácio Municipal.
De acordo com secretário de planejamento, Juarez Fernandes, o PPA Cidadão é uma inovação em Cariacica. “Este instrumento de participação popular tem repercutido em outras cidades e, inclusive, autoridades municipais têm nos procurado para conhecer a metodologia”. Ele também destaca a qualidade dos debates nos grupos temáticos. “As equipes foram produtivas e promoveram um diálogo amigável e colaborativo, no qual todos puderam argumentar e se expressar,” ilustra.
Nesta sexta-feira (5), os temas abordados foram agricultura, infraestrutura, trânsitos e meio ambiente. No primeiro dia, os participantes sugeriram as prioridades nas áreas de habitação, defesa social, educação, saúde e assistência social. No segundo encontro o foco foi o desenvolvimento econômico e turismo, cidadania, trabalho e cultura, esporte e lazer.
Participação
As reuniões da PPA Cidadão não foram realizadas no período da noite, de acordo com a organização, em respeito às famílias dos trabalhadores. Mas as pessoas que não puderam participar também terão oportunidade de contribuir. “A Semplan está articulando contas específicas em mídias sociais, como o facebook e o twitter, além de um hotsite, com enquetes e formulários abertos, para a população indicar sugestões e ações. Queremos favorecer uma participação mais intensa dos jovens,” planeja Fernandes.
A moradora de Nova Rosa da Penha e representante do Instituto Trabalhista Assistencial (ITA), Denilvanis Martins, 41 anos, viu o outdoor de divulgação do PPA Cidadão e decidiu participar. “Estive em todas as reuniões. A discussão é sincera e os temas são bem explanados. Depois que os projetos saírem do papel, a administração pública vai caminhar bem. Infelizmente, algumas pessoas não participam, pois estão desinteressadas pela política,” diz.
A participação popular também foi aprovada por Fabrício Almeida Cadeti, 33, assistente técnico da Secretaria Municipal de Serviços e Trânsito (Semset). “A iniciativa foi boa porque é a oportunidade de levar investimentos nas localidades menos favorecidas do município,” elogia.
As sugestões propostas durante as plenárias contribuirão para o desenvolvimento do Plano Plurianual para os próximos quatros anos da cidade. Nele, encontram-se os programas, projetos e metas a serem alcançados a partir do segundo ano de gestão do atual prefeito, Geraldo Luzia Junior, o Juninho, até o primeiro ano do mandato seguinte.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista Responsável: Marcelo Pereira