Educação: horário integral para a pré-escola foi um dos temas discutidos no PPA Cidadão

Concurso público para professores também é uma das prioridades da pasta.FOTO: Semco / Claudio Postay

Concurso público para professores também é uma das prioridades da pasta.FOTO: Semco / Claudio Postay


As discussões sobre educação durante as plenárias do Plano Plurianual Cidadão incluíram de melhorias na estrutura física das unidades de ensino à implantação do período integral para o pré-escolar. Além da própria secretaria municipal de Educação (Seme), houve a participação de representantes do Poder Legislativo, da sociedade civil e associações de moradores. O encontro foi na última quarta-feira (3).


Na ocasião, a Seme apresentou o cenário atual que a pasta enfrenta e abriu espaço para os presentes fazerem suas propostas de melhoria para a população. Os outros tópicos mais discutidos durante a conversa de grupo foram: inclusão da formação afro-cultural na formação continuada; ausência de centros municipais de ensino infantil (Cmeis) em diversos bairros; gestão democrática nas escolas e a evasão de alunos para escolas de outros municípios. Diante de cada sugestão, a Prefeitura, representada pela secretaria, dava sua contrapartida.


No assunto sobre crescimento do número de vagas para a pré-escola, o secretário de Educação, Saulo Andreon, ressaltou que a gestão atual já possui projeto de ampliação, reforma e construção de unidades. Ele forneceu dados numéricos. Atualmente, há oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em obras, com previsão de entrega para início de 2014. Esses novos Cmeis resultarão em cerca de duas mil vagas. Tais vagas serão ofertadas priorizando o atendimento das crianças de 5 anos, seguidas das de 4, observando o cumprimento da legislação.


No que se refere à gestão democrática nas escolas, há conselhos ativos nas unidades que agem com a transparência e mantém discussão contínua com a comunidade. O secretário também falou de previsão de concurso público e processo seletivo na educação até o início do próximo ano. “Uma prioridade é ter profissionais fixos, que serão capacitados, tornando-se multiplicadores de conhecimento”, frisou.


Tudo o que foi levantado pelos participantes da plenária será analisado e incluído posteriormente no Plano Plurianual Cidadão (PPA), que prevê os programas, projetos e metas a serem alcançados entre 2014 a 2017. Esses registros também orientarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os orçamentos anuais e os planos setoriais instituídos ao longo da vigência. O secretário comentou ainda a importância dessa ferramenta de gestão, implantado pela secretaria de Planejamento (Semplan), que orienta e determina os investimentos a serem realizados na cidade. “Com o PPA Cidadão, vamos estabelecer metas para atender as demandas existentes na educação, priorizando as mais urgentes”, destacou.


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Marcelo Pereira