PPA Cidadão: sociedade civil enfoca desenvolvimento da cidade nas áreas de turismo, cultura e assistência social

Segundo dia de plenárias do PPA Cidadão enfocou cultura, turismo, lazer e assistência social.FOTO: Semco / Claudio Postay

Segundo dia de plenárias do PPA Cidadão enfocou cultura, turismo, lazer e assistência social.FOTO: Semco / Claudio Postay



 

No segundo dia de plenárias do Plano Plurianual Cidadão, o PPA Cidadão, o foco se voltou para assuntos ligados às secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cidadania e Trabalho e Cultura, Esporte e Lazer. Representantes da sociedade civil e movimentos organizados deram suas sugestões e demandas para o que poderá ser prioridade nos investimentos do município entre 2014 e 2017.


 

 

 

 

 

civil1O encontro desta quinta iniciou com a fala de um dos líderes do Movimento Negro do Espírito Santo, Marco Antônio Pereira, o Marco Zumbi, 49 anos. Na ocasião ele comunicou os trabalhos que poderão ser realizados em conjunto com o município. “A Lei 10.639 estabelece que a rede de ensino adote a temática da ‘História e Cultura Afro-Brasileira’. Pensando nisso, estamos buscando a parceria com a secretaria municipal de Educação para definirmos momentos para a formação dos professores municipais”, planeja.


 Ele defendeu ainda a necessidade de buscar a valorização da cultura afro-brasileira em Cariacica. “Precisamos de uma política de incentivo ao congo que é uma característica da cidade. Esta é a sugestão que eu apresento no grupo de discussão sobre cultura”, conta.


Já o gerente de desenvolvimento de micro e pequena empresa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur)e líder comunitário Auci Pereira da Silva, o Juquinha, 50, do bairro Alto Boa Vista, aderiu ao debate sobre o desenvolvimento econômico e turismo. Na sua visão, uma cidade funcional vai além de ruas pavimentadas. “Algumas regiões já têm uma estrutura básica como urbanização e saneamento básico. Porém, faltam áreas de lazer e locais para realização de feiras comunitárias como vendas de artesanatos e alimentos” defende. A população teria mais opções do que fazer fora de casa e valorizaria seu próprio bairro. Juquinha destacou, na plenária, sugestões para o fomento do turismo. “O andamento dos projetos do parque O Cravo e A rosa e melhorias de infraestrutura da orla de Porto de Santana seriam muito bem-vindos”, destacou.


Sugestões


No debate dos grupos, os secretários e representantes Prefeitura apresentaram o cenário atual do município, os problemas e potencialidades conforme o tema de discussão. Em contrapartida, os demais participantes indicaram as propostas e ações.


O grupo que abordou assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico e turismo analisou o fomento de novos polos comerciais em bairros com comércio menos desenvolvido que os de Campo Grande e Itacibá, por exemplo.
As sugestões propostas buscaram resolver dilemas que vão da descentralização do crescimento a melhorias em mobilidade urbana. Algumas das indicações foram a criação de polos e micropolos empresariais, promoção e fomento do turismo no município, além do incentivo ao empreendedorismo e o comércio local em outros bairros da cidade.


A equipe de discussão da assistência social buscou solução para as crescentes demandas das atividades. Entre elas, a realização de concursos públicos, ampliação da rede de equipamentos de serviço social como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também foi lembrada a implantação de um centro de convivência para os idosos.


Na cultura, alguns pontos de destaque foram a inauguração de uma sede para a biblioteca pública municipal, além de um teatro e de um centro de eventos.


No debate das ações para direitos da cidadania, a proposta foi a realização de cursos de formação para os gestores do serviço público. Eles atenderiam melhor as demandas relacionadas aos direitos da mulher, da juventude, igualdade racial e direitos humanos.


Nesta sexta, as plenárias do PPA Cidadão se encerram com encontros abordando agricultura, infraestrutura, trânsito e meio ambiente, a partir das 8h30, no auditório do Palácio Municipal.


Informações Adicionais:


Texto: Analine Izoton


Jornalista responsável: Marcelo Pereira