Foi dada a largada para a Conferência de meio ambiente nas escolas
Por Marketing, postado em 04/07/2013

A oficina ministrada na Seme reuniu profissionais de Cariacica, Viana, Marechal Floriano e Santa Leopoldina.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Como preparação para a Conferência de Meio Ambiente nas escolas, cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, a comissão regional Cariacica promoveu nestas terça e quarta-feira (2 e 3), oficinas para os professores das unidades de ensino participantes. A capacitação serviu para fortalecer a metodologia para a realização das atividades com os alunos e para reforçar a temática socioambiental. A formação aconteceu no auditório da secretaria de Educação (Seme), em Itaquari.
Os municípios que fazem parte da Regional Cariacica e realizarão a Conferência nas escolas até 31 de agosto, data estipulada pelo Ministério da Educação, são: Viana, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. Representantes destas escolas, tanto municipais, particulares quanto estaduais, estiveram presentes nas oficinas.
A vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias, de Cariacica, Margaret Jann, esteve presente na oficina preparatória e achou enriquecedor os alunos poderem desenvolver projetos, que poderão ser apresentados, se escolhidos, a nível nacional. “Vamos sair daqui sensibilizados sobre o meio ambiente e com uma visão voltada também para valores sociais. Atualmente, as relações entre as pessoas estão desgastadas, e este é o primeiro passo para dar continuidade à preocupação com o meio ambiente”, comentou.
De Viana, o professor Edvaldo Machado, da Emef Tancredo Almeida Neves, avaliou a troca de experiência entre os profissionais da oficina como ponto mais importante. “Com a interdisciplinaridade de professores aqui presentes, pudemos trocar ideias e, ao mesmo tempo, discutir as formas que abordaremos os projetos de ação nas escolas” ressaltou.
Organização
A Conferência nas escolas precede várias outras para chegar à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), marcada para o mês de novembro. Com ela, é desenvolvido projetos de ação em torno dos temas: água, terra, fogo e ar, por alunos do 5º ao 9º anos, para tornar o ambiente escolar mais sustentável.
De acordo com o regulamento, apenas um projeto de cada escola será escolhido, junto com um aluno, para representar a unidade na etapa posterior, que será a Conferência Regional, no mês de outubro. Os eventos municipal e regional fazem parte do preparativo para a Conferência Nacional.
Em todas as instâncias, os encontros buscam o objetivo de promover o debate em torno das políticas socioambientais, com participação dos diversos atores sociais e sistemas de ensino. A promoção é do Ministério da Educação (MEC) sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic/MMA).
Com-vida
Paralelo à Conferência nas escolas, está acontecendo a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-vida). Esta comissão é permanente, formada pela comunidade, e serve para alcançar os resultados dos projetos dos alunos.
Conferências:
• Conferência nas escolas: até 31/08/2013;
• Conferências Municipais e/ou Regionais: até 06/10/2013;
• Conferência Estadual: até 25/10/2013;
• Conferência Nacional de 25 a 29 /11/2013.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira