Plenárias do PPA Cidadão discutem ações para educação, saúde, habitação e defesa social para os próximo quatro anos

Plenárias do PPA Cidadão movimentaram o auditório do Palácio Municipal.FOTO: Semco / Claudio Postay

Plenárias do PPA Cidadão movimentaram o auditório do Palácio Municipal.FOTO: Semco / Claudio Postay


Habitação, defesa social, educação e saúde foram os temas abordados na primeira reunião plenária do Plano Plurianual Cidadão, ou PPA Cidadão, que movimentou o auditório do Palácio Municipal. Os encontros prosseguem nesta semana e eles são necessários para a elaboração deste novo instrumento de gestão, implantado pela secretaria de Planejamento (Semplan), que orienta e determina os investimentos a serem realizados na cidade.


Na manhã desta quarta (3), lideranças e autoridades sugeriram programas e ações nessas áreas contribuindo na elaboração de um plano de desenvolvimento para Cariacica. Para debater os assuntos foram formados três grupos, sendo cada um responsável por uma temática. Nos grupos, os secretários e representantes das secretarias apresentaram o cenário atual do município, os problemas e potencialidades conforme o tema de discussão e os demais participantes fizeram suas propostas. “Neste momento, o público participante apresenta elementos que contribuam para a elaboração do PPA. Importante considerar o plano de governo da gestão municipal, que é um instrumento de planejamento, além de considerar o clamor das ruas, ou seja, aquilo que a população deseja,” explicou Josenito Daniel Lemos, técnico da Semplan.


A sociedade civil organizada também participou. Paulo Assis de Souza, 56 anos, é morador de Porto Novo e um dos coordenadores do Movimento Nacional de Luta por Moradia. Ele integrou o grupo de discussão sobre habitação e defesa social e aprovou a iniciativa de debater o assunto em conjunto com a sociedade. “É importante ter esse espaço para tratarmos da vida e do sofrimento da cidade. Deste modo, ouvindo e colocando em prática o que a sociedade pensa, será possível contribuir com o desenvolvimento de Cariacica”, acredita.


Outra que elogiou o formato da plenária foi a subsecretária de assuntos administrativos da secretaria de Saúde (Semus), Andréa Nobre. “Acredito que o debate ampliado com a população irá fomentar a importância e a necessidade da realização de ações na área da saúde, como também está previsto no plano de governo da atual gestão,” aponta.


Necessidades


As conclusões dos grupos das plenárias surgiram ao final da manhã. Os integrantes das comunidades e organizações civis que analisaram a temática da habitação reforçaram com os representantes da prefeitura que há uma necessidade urgente de soluções para a ocupação desordenada do município. Na equipe que se debruçou sobre a educação foi destacada a ampliação da rede de ensino e a implantação do turno integral. Melhoria no atendimento aos moradores nas unidades básicas e pronto atendimentos e o aumento do número de profissionais em especialidades médicas foram as demandas de quem tratou da saúde.


Todas as indicações de ações durante as plenárias serão analisadas e incluídas posteriormente no Plano Plurianual (PPA), que prevê os programas, projetos e metas a serem alcançados entre 2014 a 2017. Esses registros também orientarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os orçamentos anuais e os planos setoriais instituídos ao longo da vigência.


Os eixos temáticos para os próximos encontros são: “Assistência Social,” “Direitos da Cidadania (Juventude, Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos),” “Cultura, Esporte e Lazer,” “Desenvolvimento Urbano,” “Infraestrutura e Trânsito” e “Meio Ambiente”. Elas acontecerão na quinta-feira (4) e sexta (5) de julho.



Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira