Crianças visitam ateliê de Kleber Galvêas pelo projeto “Artistas e Arteiros”
Por Marketing, postado em 01/07/2013

Além de conhecer o acervo de Kleber Galvêas, alunos tiveram contato com a obra de Homero Massena.FOTO: Divulgação
Na última quinta-feira (27), 60 crianças do centro municipal de educação infantil (Cmei) Corina Serrano Mota, do bairro Nova Brasília, visitaram o ateliê do artista plástico Kleber Galvêas, na Barra do Jucu, dando continuidade ao projeto “Artistas e Arteiros”. Com ele, os professores trabalham com os pequenos diversas atividades utilizando música, desenho, pintura, fotografia, literatura, dança e teatro.
Nesta oportunidade, os alunos conheceram o acervo e também entrevistaram Galvêas. Os “jornalistas” em questão não tinham mais que cinco anos. Ficaram encantados com o que viam e os quadros despertavam o interesse da turma para mais perguntas. Principalmente, sobre a forma que ele desenvolvia suas pinturas. Os alunos também tiveram contato com a obra do mineiro Homero Massena (1884-1979), um dos representantes do Impressionismo no Brasil. Os detalhes, as cores e a ilusão de movimento captada por alguns quadros deixaram as crianças muito deslumbradas.
A pedagoga Claudia Crystello Madeira, que acompanhou a visita, faz um saldo positivo. Na sua opinião, os alunos só têm a ganhar conhecendo de perto o que estudam em sala de aula. “ Eu acredito que o currículo da educação infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e ambiental. Tudo isso visa a promoção do desenvolvimento integral das crianças”, completa. Ela acrescenta que todos os profissionais do Cmei pensam suas práticas pedagógicas norteadas pelas interações e brincadeiras, garantindo, assim, experiências que proporcionem o conhecimento dos estudantes pelas manifestações e tradições culturais brasileiras.
Projeto Artistas e Arteiros
O projeto “Artistas e Arteiros” leva as crianças do Cmei Corina Serrano Mota a conhecerem de perto as produções de diversos artistas e também a visitarem lugares com referências culturais. A ação foi lançada neste ano e conta com a criação e participação de professores e pedagogos da própria unidade de ensino.
As atividades são desenvolvidas mediante a utilização de diversos recursos pedagógicos, como: livro de histórias, obras de arte, filmes, poesias, músicas, fotografias, jogos, brincadeiras, visitas, aulas de campo e outros. Explorando estes recursos e situações do cotidiano escolar, os educadores trabalham os eixos temáticos como natureza e sociedade, música, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita.
Avaliação
Após as atividades, é feita uma observação sistemática e direta de cada criança. Isso inclui seus atos durante a visita e a forma como ela agiu. Tudo fica documentado por meio de registros escritos e fotográficos.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira